Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ganhos da máfia italiana com drogas rivalizam com os da Fiat

Promotores dizem que comércio de narcóticos rende mais de 32 bilhões de euros por ano

Internacional|

Mafiosos italianos ganham tanto dinheiro vendendo narcóticos na Itália quanto a Fiat ganha vendendo carros, e eles ainda não pagam impostos, disse o gabinete dos promotores antimáfia nesta quarta-feira.

Citando estimativas do programa sobre narcóticos e crime das Nações Unidas, os promotores afirmaram que o comércio de narcóticos rende mais de 32 bilhões de euros por ano para o crime organizado, que controla o comércio de drogas na Itália.

"É como se a principal fabricante de carros do país junto com os seus fornecedores, provedores de serviço e concessionárias pagassem todos os seus salários e fornecedores e produzissem tudo completamente sem registro e sob nenhuma legislação, e então vendessem e reinvestissem tudo sem pagar impostos”, afirmou o relatório anual da promotoria antimáfia.

"A pequena diferença é que a margem de lucro para os traficantes de drogas é pelo menos dez vezes maior do que a de qualquer fabricante industrial.”

Publicidade

O estudo diz que a máfia calabresa, conhecida como a ‘Ndrangheta, havia se tornado a principal fornecedora de cocaína sul-americana na Europa.

Graças aos laços “privilegiados” com grupos criminosos sul-americanos que “reconhecem a credibilidade total dos clãs da Calábria”, a ‘Ndrangheta também se estabeleceu como a principal fornecedora de cocaína para outros grupos mafiosos na Itália, disse o documento.

Publicidade

Prostituídas e exploradas: a dura realidade de crianças imigrantes abandonadas na Europa

De julho de 2014 a junho de 2015, a Itália apreendeu quatro toneladas de cocaína, uma queda de mais de 8 por cento em relação ao período anterior. No porto de Gioia Tauro, na Calábria, três toneladas da droga foram apreendidas pela polícia nos últimos três anos.

Publicidade

O relatório usava para comparação os ganhos da Fiat na Itália, e não da produção mundial do mais amplo grupo Fiat Chrysler.

Conheça o R7 Play e assista a todos os programas da Record na íntegra!

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.