Garotinho de 6 anos que aguarda transplante recebe prêmio do primeiro-ministro britânico
Família da criança ajudou a mudar uma lei no Reino Unido para aumentar o número de pessoas que são doadoras de órgãos
Internacional|Matheus Borges*, do R7
O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, se encontrou com Daithi Mac Gabhann, um menino de 6 anos que aguarda um transplante de coração, para entregar-lhe o prêmio Points of Light durante um evento no hotel Culloden, em Belfast, na quarta-feira (13).
Daithi recebeu a premiação após os esforços de sua família para mudar a lei de transplantes e que resultaram em uma nova lei de doação de órgãos para a Irlanda do Norte, o que põe o país em sintonia com os demais do Reino Unido. A lei foi nomeada em homenagem ao garotinho.
A lei determina que, a partir de junho, todos os adultos serão considerados potenciais doadores de órgãos, a menos que optem por não participar ou façam parte de um grupo excluído.
Sunak diz que uma das alegrias de seu trabalho é poder conhecer pessoas excepcionais, assim como Daithi Mac Gabhann. Ele ainda acrescentou que a Lei de Daithi salvará inúmeras vidas.
Leia também
“A bravura e determinação que você demonstrou na campanha para mudar a lei sobre doação de órgãos na Irlanda do Norte é verdadeiramente inspiradora. Com a Lei de Daithi, você está ajudando outras pessoas em sua situação a obter a ajuda necessária para mudar suas vidas. É uma grande conquista."
Daithi foi acompanhado para a entrega do prêmio por seus pais e seu irmão mais novo. Durante a conversa com o líder britânico, os dois falaram sobre a vitória do rúgbi da Irlanda sobre a Inglaterra e sobre futebol.
*Estagiário do R7 sob supervisão de Pablo Marques
Ranking das 100 melhores cidades para viver conta com duas brasileiras