Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Internado com infecção pulmonar, Mandela "está consciente", diz porta-voz

É a quinta internação do ex-presidente em pouco mais de dois anos

Internacional|

Ainda é incerto o nome do hospital em que Mandela está internado, mas parte da imprensa permanece em frente ao Hospital Militar de Pretória
Ainda é incerto o nome do hospital em que Mandela está internado, mas parte da imprensa permanece em frente ao Hospital Militar de Pretória Ainda é incerto o nome do hospital em que Mandela está internado, mas parte da imprensa permanece em frente ao Hospital Militar de Pretória

O ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, internado por uma recaída de sua infecção pulmonar, "está consciente", disse nesta quinta-feira (28) o porta-voz do governo do país, Mac Maharaj, citado pela agência de notícias "Sapa".

Maharaj declarou que Mandela, de 94 anos, também estava consciente no momento de sua internação. Segundo o porta-voz presidencial, "os médicos agiram com a maior prudência e responsabilidade" e, devido à sua idade avançada e histórico médico, decidiram hospitalizá-lo.

Além disso, Maharaj afirmou que as infecções sempre se propagam rapidamente e que o caso de Mandela não é uma exceção. Apesar de a presidência sul-africana não ter divulgado em qual hospital o ex-presidente foi internado, vários profissionais de imprensa permanecem em frente ao Hospital Militar de Pretória, onde especula-se que ele esteja.

Após ser internado para fazer exames, Nelson Mandela passa a noite em hospital

Publicidade

Nelson Mandela passa por uma cirurgia com sucesso neste sábado (15)

O presidente sul-africano, Jacob Zuma, desejou a 'Madiba' (nome do clã de Mandela em língua xhosa e como ele é carinhosamente chamado na África do Sul) uma rápida recuperação e pediu "aos sul-africanos e ao mundo" que rezassem "por Mandela e sua família". Além disso, Zuma pediu respeito à "intimidade" de Mandela para "deixar que os médicos façam seu trabalho".

Publicidade

A internação de ontem à noite é a quinta de Mandela em pouco mais de dois anos. 'Madiba', que durante 67 anos lutou contra o sistema racista do "apartheid" imposto pela minoria branca na África do Sul, sofre problemas respiratórios surgidos durante seus 27 anos de prisão por parte do antigo regime.

Mandela foi hospitalizado no último dia 9 de março para ser submetido a exames médicos de rotina e teve resultados satisfatórios. O prêmio Nobel da Paz de 1993 foi operado em dezembro do ano passado por causa de cálculos na vesícula e recebeu tratamento devido a complicações respiratórias, passando mais de duas semanas no hospital. Sua última aparição pública aconteceu na cerimônia de encerramento da Copa do Mundo de futebol de 2010, realizada na África do Sul.

Publicidade

O que acontece no mundo passa por aqui

Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.