Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Irã intervirá "sem restrições" para defender santuários xiitas no Iraque

O ministro também confirmou que o país está ajudando os curdos iraquianos

Internacional|

O presidente do Irã, Hassan Rohani, disse que a República Islâmica intervirá "sem restrições" para defender as cidades sagradas xiitas de Karbala e Najaf, situadas no Iraque, dos islamitas sunitas do EI (Estado Islâmico). "Um dia fomos informados sobre a possível queda de Karbala e Najaf.

O presidente disse que essas cidades são a linha vermelha do Irã e que, caso isso ocorresse, não haveria restrições operativas (para o Irã no Iraque)", declarou nesta terça-feira (26) o ministro iraniano do Interior, Abdolreza Rahmaní-Fazlí, à agência de notícias "Mehr".

De onde vem o dinheiro que financia o Estado Islâmico?

O ministro também confirmou hoje que o Irã está ajudando os curdos iraquianos a enfrentarem os milicianos de EI, embora não tenha especificado o alcance dessa colaboração.

Publicidade

"Recentemente, o Irã ajudou a organizar os curdos iraquianos quando a região do Curdistão foi atacada pelo EI", assinalou o ministro, que destacou que foi o governo regional curdo que solicitou o apoio de Teerã.

Neste caso, segundo a emissora Al Arabiya, que cita o presidente do Curdistão iraquiano, Massoud Barzani, essa ajuda teria chegado ao nível de entrega de armamento às forças curdas.

Publicidade

O ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohamad Yavad Zarif, se encontra desde ontem em visita oficial no Iraque.

Nesta terça-feira, Zarif se deslocou à cidade de Erbil, a capital do Curdistão iraquiano, para se reunir com Barzani, com quem falará sobre a situação no país e a luta contra o EI, grupo extremista que já assumiu o controle de amplas regiões entre o Iraque e a Síria. 

Publicidade

Obama autoriza voos de reconhecimento sobre a Síria para vigiar Estado Islâmico

Jihadistas fazem criança reencenar decapitação de jornalista americano com boneca

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.