Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Irã promete vingança contra Israel pelo assassinato de general na Síria

Comissão de Segurança Nacional e Política Externa do Parlamento iraniano aprovou uma declaração que condenou o assassinato

Internacional|

Iranianos carregaram o caixão do general Hassan Shateri pelas ruas de Teerã na quarta-feira (13)
Iranianos carregaram o caixão do general Hassan Shateri pelas ruas de Teerã na quarta-feira (13) Iranianos carregaram o caixão do general Hassan Shateri pelas ruas de Teerã na quarta-feira (13)

O Irã condenou neste sábado (16) o assassinato do general dos Guardiões da Revolução, Hassan Shateri, na terça-feira (12) na Síria, e jurou vingar-se de Israel, a quem as autoridades de Teerã responsabilizam por esse ataque.

Em um ato em Teerã em lembrança do general iraniano morto, Ali Shirazi, ajudante do líder supremo, aiatolá Ali Khamenei, disse que "os inimigos devem saber que nos vingaremos em breve de Israel pelo martírio de Hassan Shateri".

Segundo Shirazi, que representa a Khamenei perante a Força Qods dos Guardiões da Revolução, encarregada de missões no exterior, o general Shateri estava no Líbano para "levar a luz da esperança" às áreas devastadas pelos israelenses, onde coordenava os trabalhos de reconstrução financiados pelo Irã.

Alto militar do Irã é assassinado em meio à guerra na Síria

Publicidade

"Os sionistas (israelenses) acham que podem matar essa esperança, que podem extinguir a luz com assassinatos, mas esse fato não só não extingue a luz como acende outras muitas e encoraja o Irã a entrar com mais força nesse caminho", comentou Shirazi.

A Comissão de Segurança Nacional e Política Externa do Parlamento iraniano aprovou hoje uma declaração na qual, em uma linha similar, condenou o assassinato e declarou que Israel receberá uma "firme resposta por este crime em seu devido tempo e no lugar adequado".

Publicidade

O Irã é o principal aliado no Oriente Médio do regime de Damasco e também do grupo fundamentalista islâmico xiita libanês Hezbollah.

O general e engenheiro do Corpo de Guardiães da Revolução do Irã, Hassan Shateri, foi assassinado na terça-feira em uma emboscada perto de Damasco quando retornava ao Líbano após uma viagem à cidade síria de Aleppo para estudar as possibilidades de reconstrução, segundo as autoridades de Teerã. Shateri tinha status de diplomata em qualidade de delegado e representante da presidência iraniana no Líbano.

Publicidade

O que acontece no mundo passa por aqui

Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.