Israel aceita estender trégua em Gaza por quatro horas, diz fonte do governo
Ainda não se sabe se o Hamas também aceitará a proposta
Internacional|Do R7, com agências internacionais
Israel aceitou estender por quatro horas a trégua humanitária com o Hamas e outros grupos armados na faixa de Gaza, disse uma fonte do governo israelense que solicitou anonimato, neste sábado (26)
Não ficou imediatamente claro se islamitas do Hamas, que controlam Gaza, também aceitaram prolongar o cessar-fogo, originalmente de 12 horas, até a meia-noite (18h, no horário de Brasília).
Moradores de Gaza usam trégua de 12 horas para buscar água e comida
A trégua entrou em vigor às 8h locais (2h de Brasília) e estava marcada para terminar às 20h (14h de Brasília), período no qual a população de Gaza pôde ir às ruas para conseguir provisões. Além disso, os serviços de resgate puderam retirar corpos de palestinos que estavam sob escombros.
O governo israelense advertiu que, se o Hamas reiniciar o disparo de foguetes, dará a trégua como encerrada.
O movimento islamita ainda não divulgou sua postura sobre o cessar-fogo.
A comunidade internacional, liderada pelo secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, e pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu hoje às partes do conflito uma prorrogação de 12 horas para o cessar-fogo, mas Israel considera que aceitar a proposta seria um obstáculo a suas atividades militares para enfraquecer o Hamas.