Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Israel mantém importação de carne brasileira após receber informações de embaixador

Governo confiou nas explicações; exportações brasileiras incluem produtos "casher"

Internacional|Eugenio Goussinsky, do R7

Exportações de carne para Israel foram mantidas
Exportações de carne para Israel foram mantidas Exportações de carne para Israel foram mantidas

A embaixada de Israel no Brasil informou que o país não suspendeu a importação da carne brasileira, após reunião entre o embaixador Yossi Shelley, e outros 26 diplomatas, no último dia 19, com o presidente Michel Temer. Israel compra cerca de 100 milhões de dólares em carnes do Brasil, por ano.

Para o presidente da Conib (Confederação Israelita do Brasil), Fernando Lottenberg, a atitude do governo israelense, após pedir explicação sobre as denúncias da Operação Carne Fraca, deflagrada no último dia 17, teve como um dos objetivos evitar criar pânico no mercado.

— Na conversa, o embaixador ouviu as explicações e as passou para o governo israelense, que se deu por satisfeito e continuou confiando no Brasil como fornecedor do produto. Foi uma demonstração de confiança de Israel no momento em que este tema colocou o Brasil no foco das atenções mundiais.

A denúncia da Operação Carne Fraca colocou 21 frigoríficos sob investigação do Ministério da Agricultura brasileiro. Seis deles foram interditados, na busca de elucidar casos de corrupção e irregularidades na produção de carne no Brasil. A denúncia fez vários países proibirem a importação de carne do Brasil, o que prejudicou as exportações do País.

Publicidade

Supervisão religiosa

Dentro dos lotes de carnes enviados para Israel, boa parte delas é "casher", tipo de carne produzida sob rígidas determinações religiosas, que a torna própria para consumo, de acordo com as leis judaicas. Diante disso, a possibilidade de algum deste tipo de carne estar contaminado é zero, segundo o rabino Itzchak Broner, da instituição Beit Chabad. 

Publicidade

— Toda carne casher obrigatoriamente precisa ter supervisores que verificam todo o processo, desde o abate até o empacotamento, de forma que seja absolutamente inviolável. Por isso a chance de existir alguma irregularidade é inexistente.

Em informe, o Beit Chabad conta que a supervisão "casher" requer uma auditoria externa independente em qualquer produção de carne e frango, garantindo a qualidade do produto, que recebe um carimbo de aprovação. Segundo a organização Fórum Pew, Israel é o principal país importador da carne "casher" brasileira.

Publicidade

Ministério da Justiça determina que frigorífico retire carne do mercado

Se incluído isoladamente na lista dos maiores compradores, Israel, cuja população é de cerca de 8,2 milhões de habitantes, ocuparia a sexta colocação entre os 10 maiores compradores de carne brasileira, na média populacional: um dólar importado de carne para 12,3 pessoas. A China, maior compradora, tem média de 1,2 por pessoa.

Conheça o R7 Play e assista a todos os programas da Record na íntegra!

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.