Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Israel quer discutir paz com a Palestina, diz primeiro-ministro

Netanyahu afirmou querer manter o objetivo acordado da "solução de dois Estados"

Internacional|Da Agência Brasil

Iniciativa de Paz Árabe inclui elementos positivos que podem reanimar as negociações construtivas com os palestinos
Iniciativa de Paz Árabe inclui elementos positivos que podem reanimar as negociações construtivas com os palestinos Iniciativa de Paz Árabe inclui elementos positivos que podem reanimar as negociações construtivas com os palestinos

Israel está pronto para discutir a iniciativa de paz árabe, visando a atingir a pacificação do conflito com a Palestina, informou o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu.

A proposta, que visa a acabar com o conflito árabe-israelense, foi adotada pela Líga Árabe em 2002. As nações árabes prometeram normalizar as relações com Israel, após o país se retirar de todos os territórios ocupados em 1967. A Iniciativa de Paz Árabe inclui elementos positivos que podem reanimar as negociações construtivas com os palestinos.

"Estamos prontos para discutir os ajustamentos à iniciativa com os países árabes, para que isso reflita as mudanças dramáticas que ocorrem na região desde 2002, mas mantendo o objetivo acordado da ‘solução de dois Estados’", declarou o premiê no Parlamento na segunda-feira (30).

Ex-assessora de Shimon Peres conta detalhes sobre recorde de imigração de brasileiros para Israel

Publicidade

O político também reiterou seu apreço pelo o presidente do Egito Abdel Fattah Sisi devido aos esforços conjuntos de renovação do processo de paz entre Israel e Palestina.

Cabe mencionar que Netanyahu já tinha feito declarações semelhantes, para diplomatas estrangeiros, pedindo à comunidade internacional que apoiasse o reinício de negociações diretas com a Palestina.

Publicidade

Israelense é morta a facadas; três agressores palestinos morrem na Cisjordânia

A Palestina busca o reconhecimento de seu Estado independente nos territórios na Cisjordânia, incluindo Jerusalém Oriental, e na Faixa de Gaza — territórios ocupados por Israel desde 1967, na Guerra dos Seis Dias.

Publicidade

Israel se recusa a reconhecer o Estado palestino como uma entidade independente, ao contrário de 136 dos 193 países membros da ONU (Organização das Nações Unidas), inclusive a Rússia e o Brasil.

Conheça o R7 Play e assista a todos os programas da Record na íntegra!

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.