Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Itamaraty busca brasileiros em região atingida por terremoto no Nepal

Tremores já deixaram mais de mil mortos no país; não há registro de brasileiros entre as vítimas

Internacional|Do R7

Equipes de resgate trabalham para retirar sobreviventes dos escombros
Equipes de resgate trabalham para retirar sobreviventes dos escombros

O governo brasileiro deu início a uma missão de localização e assistência a brasileiros residentes ou em viagem de turismo no Nepal, país atingido por um forte terremoto neste sábado (25). Até o momento, as autoridades locais identificaram cerca de mil mortos, mas há um número indefinido de vítimas presas em escombros.

Segundo o Itamaraty, até agora não há registro de brasileiros entre os mortos ou feridos, mas a missão de busca segue em andamento.

O setor de assistência consular, baseado em Brasília, também está em contato com a embaixada no Nepal na tentativa de obter informações e transmiti-las a parentes no Brasil. O último dado atualizado era de um grupo de nove brasileiros em viagem ao Nepal que foi localizado. Todos passam bem.

Terremoto mata mais de mil pessoas no Nepal. Veja imagens


Patrimônio da Unesco, torre histórica desaba após tremores

Na Embaixada do Brasil em Katmandu não houve danos ou feridos. O vice-cônsul está percorrendo hotéis da região em busca de informações sobre brasileiros. Os demais funcionários tentam entrar em contato com grupos de cidadãos que vivem no país. O último contato entre a embaixada brasileira e o Itamaraty ocorreu há pouco mais de duas horas. Todo o sistema de comunicação funciona precariamente: linhas telefônicas, celulares e fixas, além da internet.

O terremoto que atingiu o Nepal teve magnitude de 7,9 graus na Escala Richter, teve como epicentro uma região cerca de 50 quilômetros a noroeste de Katmandu. Ele foi seguido por um grande tremor de 6,6 graus de magnitude e outros tremores menores. O forte terremoto atingiu também cidades como Nova Délhi, na Índia e Daca, em Bangladesh. Este seria o maior terremoto no Nepal desde 1934.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.