Itamaraty confirma prisão de 2 brasileiros por tráfico de cocaína
Um dos criminosos transportava 1,3 kg da droga no estômago
Internacional|Do R7*
O Itamaraty confirmou que dois brasileiros foram presos na última quarta-feira (6) por tráfico de cocaína em Bangkok, na Tailândia. O primeiro deles, um jovem de 27 anos, foi capturado ainda no aeroporto com 1,3kg de cocaína no estômago. Já o segundo foi preso em um hotel e a polícia acredita que ele seria o responsável por receber a droga que estava sendo transportada.
Segundo o chefe da divisão de narcóticos da polícia de Bangkok, Sommai Kongwisaisuk, o jovem estaria fazendo o papel de "mula" para transportar as drogas veio do Brasil para desembarcar na capital tailandesa no voo ET618, da empresa Ethiopian Airlines.
Depois que o jovem de 27 anos já estava sob custódia da polícia e teve as drogas removidas do estômago, o segundo traficante fez uma ligação para combinar o local onde os dois se encontrariam na sexta-feira (8). As autoridades prenderam o criminoso em flagrante.
O R7 entrou em contato com o Ministério de Relações Exteriores, que confirmou a prisão dos dois brasileiros.
Brasileiro é preso em Bangkok com 1,3kg de cocaína no estômago
Por meio de nota, a pasta afirmou que "já esteve pessoalmente com ambos e está mobilizado para prestar-lhes o apoio possível". Ainda de acordo com a nota, no entanto, as identidades não seriam divulgadas "por questões de preservação da intimidade daqueles que solicitam apoio consular".
Até o fim do ano passado, o número total de brasileiros presos no exterior era de 2.999, um aumento de 9,8% em relação ao número de 2.732 de 2015. De todos eles, 732 (24,4%) foram detidos por posse de drogas e narcotráfico.
*Caíque Alencar, do R7