Internacional

10/4/2013 às 09h15 (Atualizado em 10/4/2013 às 09h59)

Japão em estado de alerta ante as ameaças da Coreia do Norte

"Vamos continuar preparados e vigilantes", afirmou ministro da Defesa do país

O ministro da Defesa do Japão, Itsunori Onodera, inspeciona sistema antimísseis instalado no centro de Tóquio AFP PHOTO/Toru YAMANAKA

O Japão se encontra em "estado de alerta" para interceptar, no caso de necessidade, um míssil norte-coreano, afirmou o ministro da Defesa do país, Itsunori Onodera.  

"Estamos em alerta desde que mobilizamos nossas unidades militares, e vamos continuar preparados e vigilantes", afirmou Onodera.  

As Forças de Autodefesa (nome do Exército japonês) instalaram na terça-feira (9) mísseis Patriot no centro de Tóquio e ao redor da capital para enfrentar qualquer disparo da Coreia do Norte que ameace o arquipélago.  

Cidade japonesa anuncia por engano disparo de míssil da Coreia do Norte

Outras baterias antimísseis também serão instaladas na ilha meridional de Okinawa.  

Pyongyang, que instalou na semana passada dois mísseis de médio alcance na costa leste, anunciou na sexta-feira (5) que não teria condições de garantir a segurança das missões diplomáticas em seu território a partir de 10 de abril, dando a entender a possibilidade de um disparo de míssil iminente ou um teste nuclear.  

Coreia do Norte ameaça atacar as principais cidades japonesas em caso de conflito

Na terça-feira (9), o regime norte-coreano citou a ameaça de uma "guerra termonuclear" e recomendou aos estrangeiros que deixassem a Coreia do Sul.  

O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, reiterou nesta quarta-feira que o governo está adotando "todas as medidas possíveis para proteger a vida dos japoneses e garantir a segurança".

O que acontece no mundo passa por aqui

Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia

  • Espalhe por aí:

Veja também

Todas as notícias
X
Enviar por e-mail
(todos os campos marcados com * são obrigatórios)
Preencha os campos corretamente.
Mensagem enviada com sucesso!