Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Jihadistas matam 3 soldados da ONU no Mali

Internacional|

Por Tiemoko Diallo

BAMAKO, Mali (Reuters) - A Organização das Nações Unidas (ONU) disse que pessoas não identificadas dispararam neste sábado foguetes contra uma base de manutenção da paz da entidade em Kidal, no norte do Mali, matando três pessoas. O ato é o mais recente sinal de que o país do oeste africano é palco de um aumento da militância islâmica radical.

Tropas francesas e as forças da ONU, que têm 10 mil soldados na nação, lutam para estabilizar a situação na ex-colônia da França, onde militantes islâmicos atacaram um hotel na capital no dia 20 de novembro e mataram 20 pessoas, na ação mais violenta do sul do país.

Jihadistas radicados no deserto frequentemente lançam ataques com foguetes e mísseis contra as bases da ONU, especialmente quando a lua está cheia, pois a maior luminosidade ajuda na identificação dos alvos nos campos. Mesmo assim, é raro que os mísseis atinjam tais alvos.

Publicidade

“Eles dispararam foguetes por volta das 4AM dentro do campo de MINUSMA”, disse Olivier Salgado, vice-chefe de Comunicações das forças de paz.

“Temos três mortos e quatro feridos gravemente”, afirmou, acrescentando que há um total de 20.Ele não forneceu a nacionalidade das vítimas, mas uma fonte da ONU afirmou que eram tropas de paz da vizinha Guiné.

Uma testemunha disse que um tiroteio foi ouvido pouco após o disparo dos foguetes, como também disparos de morteiros, feitos de dentro do campo.(Reportagem adicional de Adama Diarra)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.