Lançamento de Nada a Perder em Madri vende 5.080 cópias e atrai 5.000
Capital espanhola recebeu a primeira sessão de autógrafos na Europa; livro vendeu mais que Mario Vargas Llosa
Internacional|Do R7, em Madri

Nem o frio de 5ºC nem a neblina que cobria a capital espanhola na manhã deste sábado (8) impediram as pessoas de acordar cedo e fazer fila na porta da livraria Casa del Libro, no centro de Madri. Pelo menos 5.000 pessoas passaram pelo local para o lançamento de Nada a Perder, biografia do bispo Edir Macedo. Foram vendidos 5.080 exemplares em apenas 25 minutos.
Essa foi a maior venda em um lançamento de livro na Casa del Libro, livraria que tem 90 anos e está em um dos edifícios mais tradicionais da capital espanhola. Segundo o diretor do estabelecimento, Ignacio Ugalde, o recorde anterior era de 500 cópias vendidas em um lançamento.
— A livraria tem muito êxito com autores hispano-americanos, mas nunca, na nossa história, tinham sido vendidos tantos exemplares em um lançamento.
A marca alcançada por Nada a Perder superou a de famosos autores espanhóis, como Mario Vargas Llosa e Camilo José Cela.
Chegou a três horas a espera por um autógrafo do coautor da obra, Douglas Tavolaro, vice-presidente de jornalismo da Rede Record, e de Walber Barboza, representante da IURD (Igreja Universal do Reino de Deus) em Madri.
Biografia de Edir Macedo superou Boni, Danuza e Steve Jobs
As irmãs equatorianas Alesandra Montaño, de 34 anos, e Lisset Montaño, de 21, e a mãe Irma Cabrera, de 54 anos, chegaram às 8h (5h, horário de Brasília). Além dos exemplares adquiridos para a família, Alesandra decidiu presentear alguns amigos com o livro.
— O crescimento espiritual e o encontro com Deus, contado em primeira pessoa, é o que queremos conhecer e transmitir a mais gente.
Na fila que dobrava a esquina da Gran Vía, principal rua de Madri, havia gente de várias nacionalidades. O espanhol Gustavo Francisco Intriago, de 39 anos, mal podia esperar para ter o seu livro.
— Vou me sentar no trem de volta pra casa e vou saboreá-lo com muita vontade.
Entre casacos pesados, luvas e cachecóis, os primeiros da fila tentavam se aquecer com xícaras de café e até sanduíches. A brasileira Eliane Santos, de 26 anos e natural de Maringá, no Paraná, esperava sua vez na fila de autógrafos. Ela deixou Barcelona rumo a Madri há 3 meses.
— Já li [o livro Nada a Perder] em português e gostei muito. Agora quero comprar de presente aos meus novos chefes. Esse livro transformou a minha vida e quero que mais pessoas conheçam esses ensinamentos também.
O pastor Walber Barboza considera Madri a capital europeia mais emblemática para receber o primeiro lançamento de Nada a Perder no continente.
— A miscigenação que vemos na fila é o retrato da sociedade de Madri.
Personalidades como Alonso Gonzalez de Gregório, de 56 anos, mais conhecido como Duque de Medina Sidonia, participaram do lançamento. O duque conheceu o bispo Edir Macedo pessoalmente em Lisboa em 2009. O motivo que o levou à livraria: o testemunho pessoal do bispo.
— É um exemplo prático, narrado em primeira pessoa.
Em pouco mais de três meses de lançamento, já foram vendidas mais de 350 mil unidades do livro no Brasil, o que o transformou no livro de não ficção mais procurado do País. Só em São Paulo, foi alcançada a marca de 65.500 exemplares vendidos em dois lançamentos no mês de novembro.
Depois do evento em outras cidades brasileiras, o livro começou a ser lançado oficialmente no exterior. A primeira cidade a recebê-lo foi Buenos Aires, na Argentina, onde foi batido o recorde de vendas com 56 mil livros a um público de 45 mil pessoas em apenas 10 horas.
Na Venezuela, 20 mil pessoas prestigiaram o evento e as vendas chegaram a 21.846 unidades. Na Colômbia, o evento reuniu uma multidão de 15 mil pessoas que levaram pra casa 16.200 livros.
Próximo lançamento
Sábado, 15/12
Lisboa - Portugal
Local: Fnac - Teatro Histórico de Geografia de Lisboa, no centro de Lisboa
Horário: 10h
