Mandela reage positivamente a tratamento após hospitalização
Segundo comunicado oficial "o ex-presidente Nelson Mandela reage positivamente ao tratamento ao qual é submetido (...) e continua em tratamento e em observação no hospital"
Internacional|Do R7
O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, que em breve completará 95 anos e que está novamente hospitalizado desde a noite de quarta-feira (27) por uma infecção pulmonar, reage positivamente ao tratamento, indicou nesta quinta-feira (28) a presidência do país em seu site.
Segundo o comunicado oficial "os médicos nos informaram que o ex-presidente Nelson Mandela reage positivamente ao tratamento ao qual é submetido depois de uma recaída de sua infecção pulmonar. Continua em tratamento e em observação no hospital".
Mandela, que foi hospitalizado pouco antes da meia-noite por uma recaída de sua infecção pulmonar, estava consciente quando chegou ao hospital, disse o porta-voz da presidência, Mac Maharaj.
Nenhuma outra informação de natureza médica nem relacionada com a possível duração de sua internação no hospital foi fornecida.
Internado com infecção pulmonar, Mandela "está consciente", diz porta-voz
Após ser internado para fazer exames, Nelson Mandela passa a noite em hospital
Nelson Mandela passa por uma cirurgia com sucesso neste sábado (15)
Para o presidente Jacob Zuma, "o país não deve entrar em pânico. Madiba [Mandela] está bem".
— É preciso compreender que Madiba já não é um homem jovem. Será feita uma avaliação hoje e amanhã e acredito que as pessoas não devem entrar em pânico (...). Segue sendo o Madiba, apesar da idade que tem.
Mas perguntado sobre se chegou o momento de encarar o inevitável (a morte de Mandela), Zuma respondeu: "sim (...), a idade sugere isto".
Herói nacional sul-africano, ícone da luta contra o apartheid e contra o racismo em todo o mundo, Nelson Mandela não aparece em público há quase três anos.
O presidente sul-africano, Jacob Zuma, desejou a ele uma recuperação rápida.
— Pedimos ao povo sul-africano e ao mundo inteiro que rezem por nosso querido Madiba [o nome do clã de Mandela] e por sua família (...) Temos total confiança na equipe médica e sabemos que farão todo o possível para que recupere a saúde.
A Presidência sul-africana, que não indicou onde o ex-presidente está hospitalizado, pediu aos meios de comunicação de todo o mundo que "respeitem a intimidade" do prêmio Nobel da Paz "para deixar que os médicos façam seu trabalho".
O partido governante, o Congresso Nacional Africano (ANC), também pediu à África do Sul e ao mundo inteiro que rezem por Mandela. O principal grupo da oposição, a Aliança Democrática (DA), também se uniu aos desejos de uma recuperação rápida.
O que acontece no mundo passa por aqui
Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia