Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Manifestantes botam fogo no Parlamento de Burkina Fasso para impedir votação

Presidente Blaise Compaoré tenta aprovar emenda constitucional para continuar no cargo

Internacional|

Protestos contra Blaise começaram há dois dias. Pelas ruas da capital, pichações pedem a saída do presidente
Protestos contra Blaise começaram há dois dias. Pelas ruas da capital, pichações pedem a saída do presidente Protestos contra Blaise começaram há dois dias. Pelas ruas da capital, pichações pedem a saída do presidente

Centenas de manifestantes entraram no Parlamento de Burkina Fasso incendiando algumas de seus dependências para evitar a votação da emenda constitucional que permitirá o presidente Blaise Compaoré continuar no cargo.

A Polícia tentou evitar a entrada dos cidadãos utilizando gás lacrimogêneo, mas se viu obrigada a se retirar, segundo pôde presenciar a Agência Efe.

Esta manhã, prevendo o ataque dos manifestantes, policiais e soldados tinham bloqueado com veículos blindados as entradas que levam ao Parlamento.

Suécia reconhece Palestina como Estado independente

Publicidade

Enquanto acontecia a entrada no prédio do Parlamento, foram escutadas explosões em outras ruas de Ouagadogou, capital do país.

Compaoré, que está no poder desde 1987 após um golpe de Estado, poderia concorrer de novo às eleições de 2015 se esta emenda for aprovada.

Publicidade

O partido de Compaoré, o Democracia e Progresso (CDP), tem maioria no Parlamento, por isso que o líder da oposição Zéphirin Diabré convocou a "mobilização nacional" contra a emenda.

Os protestos começaram há dois dias, quando milhares de burquinenses se manifestaram em Ouagadogou ao grito de "vinte e sete anos são suficientes" (o tempo que Compaoré está no poder).

Publicidade

Os participantes do protesto chegaram a um milhão de pessoas segundo fontes da oposição, embora a Polícia os tenha calculado em "milhares". 

O que acontece no mundo passa por aqui

Seja bombardead@ de boas notícias. R7 Torpedos

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.