Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Marcha em Chicago protesta por violência policial contra negros

Assassinatos brutais cometidos pela polícia contra negros provocaram manifestações

Internacional|

Manifestantes protestaram em uma área comercial de Chicago
Manifestantes protestaram em uma área comercial de Chicago Manifestantes protestaram em uma área comercial de Chicago

Centenas de manifestantes protestaram contra mortes de homens negros pela polícia em uma marcha ao longo de uma avenida de Chicago, nos Estados Unidos, na qual pediram que o prefeito Rahm Emanuel renuncie ao cargo e tentaram interromper compras de véspera de Natal em uma luxuosa área comercial da cidade.

O protesto era pacífico, mas depois de concluída a principal marcha, a polícia entrou em conflito com alguns manifestantes que tentavam bloquear a entrada de uma loja e interromper o tráfego nos dois sentidos da importante Avenida Michigan.

Durante a marcha, os manifestantes gritavam "dezesseis tiros e tudo abafado", protestando contra uma demora de um ano nas acusações de homicídio contra o policial Jason Van Dyke, que atirou e matou o adolescente negro Laquan McDonald em outubro de 2014, quando ele se afastava de viaturas policiais, como mostram imagens do incidente.

Protestos em Baltimore reacendem debate sobre racismo nos EUA; reveja as imagens

Publicidade

"Não estamos curados do racismo", diz Obama após tragédia em igreja nos EUA

Assassinatos pela polícia, principalmente de negros, provocaram protestos em algumas cidades norte-americanas no último ano e meio. O movimento "Vidas Negras Importam", envolvido em diversos protestos raciais, está chamando as manifestações desta quinta-feira (24) de "Natal Negro".

Publicidade

Chicago tem enfrentado protestos frequentes desde o final de novembro, quando a cidade divulgou o vídeo de Van Dyke, que é branco, atirando em McDonald, que tinha 17 anos.

Van Dyke, 37 anos, foi acusado de assassinato e está em liberdade depois de pagar fiança enquanto ainda não foi feita uma acusação formal.

Mais de 70% das 375 pessoas atingidas com tiros pela polícia em Chicago entre 2007 e 20014 eram negras. A população da cidade tem um terço de afro-americanos.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.