Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

México encontra 11 corpos decapitados em local onde estudantes desapareceram

43 jovens foram sequestrados há dois meses e caso gera protestos no país

Internacional|

Os corpos estavam decapitados, deixados na beira de uma estrada do Estado de Guerrero
Os corpos estavam decapitados, deixados na beira de uma estrada do Estado de Guerrero Os corpos estavam decapitados, deixados na beira de uma estrada do Estado de Guerrero

Onze corpos, a maioria deles decapitados, foram encontrados nesta quinta-feira (27) ao lado de uma estrada no Estado de Guerrero, sul do México, mesma região em que 43 alunos foram sequestrados e supostamente massacrados há dois meses, um caso que provocou protestos generalizados em todo o país.

Alguns dos corpos estavam sem camisa e foram parcialmente queimados, segundo fotos publicadas pela mídia local.

Promotores de Guerrero disseram que o caso ocorreu em Chilapa, aldeia que fica no caminho da escola rural de Ayotzinapa, onde estudavam os jovens desaparecidos e onde há poucos dias foi encontrado o corpo de um padre de Uganda entre restos humanos achados em meio à busca pelos alunos.

Confronto entre manifestantes e polícia termina com 15 detidos no México

Publicidade

Ex-prefeito é formalmente acusado pelo desaparecimento de estudantes no México

Nesta parte do Estado, um dos mais pobres do México, duas quadrilhas de crime organizado conhecidas como Los Rojos e Los Ardillos, ambas derivadas da separação do cartel outrora poderoso dos Beltrán Leyva, levaram a violência na região a níveis sem precedentes.

Publicidade

O caso dos estudantes abalou o governo de Enrique Peña Nieto, que anunciou nesta quinta-feira mudanças em sua estratégia de segurança, atualmente sob fortes críticas de diversos setores.

Entre as mudanças estão alterações na Constituição para criar uma lei contra o crime organizado e uma iniciativa a ser enviada ao Congresso para redefinir o sistema de jurisdição penal.

Publicidade

Mais de 100.000 pessoas morreram desde o final de 2006, quando o ex-presidente Felipe Calderón lançou uma campanha frontal contra os cartéis de drogas, que se fragmentaram à medida que seus líderes caíam e elevaram a espiral de violência.

Cerca de 30.000 homicídios foram registrados durante o governo de Peña, que tinha prometido controlar a violência herdada de seu antecessor.

O que acontece no mundo passa por aqui

Seja bombardead@ de boas notícias. R7 Torpedos

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.