Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Mortes em ataques militantes disparam para máxima histórica, mostra levantamento

Grupos mais ativos são o Estado Islâmico, o Boko Haram, o Taleban e as redes ligadas à Al Qaeda

Internacional|

Neste fim de semana, militantes do Estado Islâmico decapitaram vários reféns
Neste fim de semana, militantes do Estado Islâmico decapitaram vários reféns Neste fim de semana, militantes do Estado Islâmico decapitaram vários reféns

O total de pessoas mortas em ataques militantes no mundo todo saltou mais de 60 por cento no ano passado, para o número recorde de 18 mil, e pode crescer ainda mais em 2014 devido ao crescimento dos conflitos no Oriente Médio e na Nigéria, mostrou um relatório nesta terça-feira (18).

Quatro grupos islâmicos que operam no Iraque, na Síria, no Afeganistão, no Paquistão e na Nigéria foram responsáveis por dois terços dos ataques de 2013, e a ampla maioria das mortes aconteceu nestes países, disseram a Austrália e o Instituto para Economia e Paz (IEP), dos EUA, em seu Índice Global de Terrorismo.

No entanto, os ataques militantes estão em ascensão mais amplamente, com dezenas de países com mais de 50 mortes em 2013, disse o relatório. 

Pais de norte-americano decapitado pedem orações e privacidade

Publicidade

Grafiteira afegã desafia o Taleban colorindo cenários de guerra

Os quatro grupos militantes mais ativos são o Estado Islâmico no Iraque e no Levante (agora renomeado como Estado Islâmico), o nigeriano Boko Haram, o Taleban paquistanês e afegão e as redes internacionais ligadas à Al Qaeda.

Publicidade

“Não há dúvida de que é um problema crescente. As causas são complexas, mas os quatro grupos responsáveis pela maioria das mortes, todos, têm suas raízes no Islã fundamentalista”, disse o fundador do IEP, Steve Killelea.

“Eles estão particularmente irritados com o avanço da educação ocidental. Isso torna especialmente difícil qualquer tentativa sobre o tipo de mobilização social que você precisa - pode simplesmente antagonizá-los ainda mais”, disse

Publicidade

O número de ataques cresceu 44 por cento em 2013 sobre o ano anterior, para quase 10 mil.

As mortes em tais ataques agora são cinco vezes maiores do que em 2000, mostrou o relatório, citando análises de dados do Banco de Dados de Terrorismo Global da Universidade de Maryland. 

A maioria dos ataques militantes foi motivada por religião. Ataques na Índia — o sexto país mais afetado — cresceram 70 por cento em 2013, em grande parte devido a ataques de insurgentes comunistas. A maioria não foi letal. 

O relatório mostrou que 60 por cento dos ataques envolveram explosivos, 20 por cento armas de fogo e 10 por centro foram outras ações, como incêndio criminoso, ataques com facas ou com veículos motorizados. Apenas 5 por cento de todos os incidentes desde 2000 envolveram ataques suicidas.

O relatório mostrou que cerca de 80 por cento dos grupos militantes que cessaram suas atividades desde 2000 o fizeram após negociações. Apenas 10 por cento atingiram suas metas, ao passo que 7 por cento foram eliminados por ação militar.

O que acontece no mundo passa por aqui

Seja bombardead@ de boas notícias. R7 Torpedos

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.