Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Nomeação de novo ministro venezuelano contém assinatura de Chávez, diz imprensa 

Hugo Chávez está internado em Cuba desde dezembro, quando foi submetido à quarta cirurgia 

Internacional|Do R7, com EFE e Ansa

População continua a manifestar o apoio ao líder internado em Cuba
População continua a manifestar o apoio ao líder internado em Cuba População continua a manifestar o apoio ao líder internado em Cuba

O documento que nomeia Elías Jaua ao cargo de ministro das Relações Exteriores da Venezuela foi publicado nesta quarta-feira (16) na Gazeta Oficial do país e contém a assinatura do presidente Hugo Chávez, de acordo com a emissora Globovisión.

Chávez está internado em Cuba desde dezembro, quando foi submetido à quarta cirurgia para a retirada de um tumor na pélvis, diagnosticado em 2011.

O mandatário, que foi reeleito nas eleições de outubro, sofreu complicações no pós-operatório e não pode viajar à Venezuela para tomar posse para um novo mandato, o que aumentou os boatos sobre seu estado de saúde.

Opositor exige que Chávez apareça e fale com população venezuelana

Publicidade

Países que recebem petróleo barato temem ficar órfãos de Chávez

A designação de Jaua, que substitui no cargo de chanceler o atual vice-presidente Nicolás Maduro, foi realizada por decisão do mandatário venezuelano e anunciada ontem.

Publicidade

Vice é porta-voz do presidente

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, disse que "sente uma grande felicidade" por ver como o país caminha durante sua ausência, já que está em Cuba desde dezembro por conta de um cirurgia como parte do tratamento para curar um câncer, afirmou nesta quarta-feira o vice-presidente Nicolás Maduro.

Publicidade

"Nós estivemos em Cuba com Chávez há 48 horas e na terça-feira nos comunicamos com o ministro Jorge Arreaza. O presidente realmente sente uma grande felicidade de ver como seu país evolue", manifestou Maduro em um ato com as FANB (Forças Armadas).

Chávez "pediu para nós transmitirmos à FANB todo seu agradecimento pela lealdade com um soldado humilde desta pátria", disse.

Antes de entregar a Maduro das "Propostas da FANB ao Plano da Pátria 2013-2019", o ministro da Defesa, almirante Diego Molero, leu um "pronunciamento" dos militares com palavras de apoio e solidariedade ao presidente e a seu gabinete.

O texto ressalta que a "FANB" acatará e cumprirá as decisões do Poder Judiciário e Legislativo sobre a continuidade do Governo, especialmente a sentença que a Corte Suprema emitiu na semana passada e que autorizou Chávez a jurar o mandato quando sua saúde permitir.

Chávez, de 58 anos e desde 1999 no poder, segue internado em Havana desde 11 de dezembro, quando foi submetido a uma quarta cirurgia por conta de um câncer detectado há 18 meses.

Maduro afirmou nesta quarta-feira em seu discurso que "uma minoria" da oposição acredita que o ato a favor de Chávez é inconstitucional e desconhecem Maduro como vice-presidente, dizendo que ele está usurpando as funções presidenciais. O vice-presidente se referia à rejeição da oposição à sentença do Supremo que aprova o adiamento do juramento de Chávez e a continuidade do Governo que finalizaria as funções em 10 de janeiro.

Nesse contexto, Maduro disse, durante o comparecimento na Assembleia Nacional para apresentar o relatório de Gestão de 2012, que funcionários foram "provocados" por deputados opositores. "Provocaram e vocês sabem como: dizendo mentiras (...), provocando quando todo o mundo está discutindo, porque todo o mundo tem limites e nós, além disso, viemos da rua", sustentou.

"Nós não somos burgueses e nem oligárquicos. Nós somos gente da rua, mas temos que saber o que estamos fazendo em cada momento", acrescentou Maduro ao explicar por que não fez nada contra as provocações. 

Veja as imagens do dia

Quer ficar bem informado? Leia mais

O que acontece no mundo passa por aqui

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.