Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Número de refugiados em bases da ONU do Sudão do Sul ultrapassa 100 mil

Condições são muito duras, já que bases não têm capacidade de abrigar tantos deslocados

Internacional|

Acampamento no Sudão do Sul abriga milhares de famílias
Acampamento no Sudão do Sul abriga milhares de famílias Acampamento no Sudão do Sul abriga milhares de famílias

O número de civis refugiados nas bases da Organização das Nações Unidas no Sudão do Sul supera a marca de 100 mil, pela primeira vez desde o início do conflito em dezembro de 2013, anunciou a ONU.

O fluxo incessante de civis nas bases das Nações Unidas demonstram a deterioração da situação no país mais jovem do mundo, que declarou sua independência em julho de 2011.

Imagens mostram efeitos da crise humanitária que devasta o Sudão do Sul

Sudanesa perdoada de pena de morte é acusada de falsificar documentos

Publicidade

Em 25 de junho havia concretamente 101.333 pessoas nas nove bases da Missão das Nações Unidas no Sudão do Sul (Minuss). As condições de vida são muito duras, já que as bases não estão capacitadas para abrigar um número tão grande de deslocados. E a situação ficou ainda pior com as fortes chuvas das últimas semanas.

"Esta é a primeira vez que a Minuss protege em suas bases mais de 100 mil civis, com um claro aumento dos deslocados de Bentiu (no norte do país), que passaram de milhares para mais de 45 mil, com um fluxo constante de pessoas que continuam chegando", explicou a missão da ONU.

Em Bentiu, capital do estado petroleiro de Unite, foram registrados combates intensos entre o exército do Sudão do Sul e os rebeldes leais ao ex-vice-presidente Riek Machar. A cidade mudou várias vezes de controle desde o início do conflito.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.