Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Obama oferece ajuda ao México na busca a 43 estudantes desaparecidos

Para presidente dos EUA, violência no México afeta seu país

Internacional|Ansa

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse ter oferecido ajuda ao México para investigar o desaparecimento de 43 estudantes no final de setembro deste ano.

"Isso será investigado, oferecemos ajuda para saber exatamente o que aconteceu. Enviamos especialistas forenses para chegar ao fundo da questão", apontou.

Inspirados por caso de estudantes, parentes buscam outros desaparecidos no México

O mandatário ainda declarou, em entrevista ao jornal Telemundo, que a violência no país vizinho "afeta" também a sua nação. Para Obama, um crime como este "não pode ter lugar em uma sociedade civilizada".

Publicidade

Petição

Pais e parentes dos 43 estudantes desaparecidos no México apresentaram um documento ao Senado pedindo a suspensão dos poderes e as eleições de 2015 no estado de Guerrero, onde foi registrado o crime, entre outras medidas.

Publicidade

Pedido foi feito na última terça-feira (9), cerca de 48 horas após ter sido encontrado o corpo de um dos estudantes. A primeira exigência é que os demais 42 desaparecidos sejam encontrados com vida, assim como o julgamento dos responsáveis pelo crime.

Manifestações por desaparecidos no México se voltam contra presidente do país

Publicidade

México encontra 11 corpos decapitados em local onde estudantes desapareceram

Segundo pedido diz respeito a um "processo para a declaração formal de fim dos poderes no estado de Guerrero", que permitiria a anulação dos poderes do Governador, assim como do Congresso local e permitiria uma intervenção federal.

Grupo ainda pede a suspensão das eleições programadas para o próximo ano, considerando que não existem condições para sua realização.

Histórico

O desaparecimento dos estudantes tem causado comoção em todo território mexicano. Protestos têm sido realizados em diversas regiões. População acredita que autoridades não estão dando devida atenção ao caso e pedem punição de culpados.

O grupo desapareceu após enfrentamento com a polícia municipal em Iguala quando participava de uma manifestação, em um episódio que deixou seis mortos, três deles estudantes.

Investigações apontam que o ex-prefeito de Iguala, José Luis Abarca, pediu a integrantes de um cartel local, o Guerreros Unidos, que dessem fim ao grupo.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.