Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Obama receberá primeiro-ministro ucraniano para tratar crise na Crimeia

Encontro é para buscar resolução pacífica à atual intervenção militar russa na Crimeira

Internacional|

Presidente Barack Obama vai se reunir com primeiro-ministro ucraniano na próxima quarta-feira
Presidente Barack Obama vai se reunir com primeiro-ministro ucraniano na próxima quarta-feira Presidente Barack Obama vai se reunir com primeiro-ministro ucraniano na próxima quarta-feira

O presidente americano, Barack Obama, e o primeiro-ministro interino da Ucrânia, Arseni Yatseniuk, buscarão nesta quarta-feira (12) em Washington uma "resolução pacífica à atual intervenção militar russa na Crimeia", informou a Casa Branca neste domingo em comunicado.

Yatseniuk se reunirá com o líder americano na Casa Branca apenas quatro dias antes da data escolhida pelas autoridades pró-russas da Crimeia para realizar um referendo que decidirá se a região autônoma se une à Federação Russa. Os Estados Unidos advertiram que essa consulta é ilegal e de modo algum reconhecerá a anexação da península da Crimeia à Rússia.

Primeiro-ministro da Ucrânia: Não daremos à Rússia nem um centímetro de terra

Segundo a Casa Branca, Obama e Yatseniuk tentarão encontrar uma solução que "respeite a soberania e integridade territorial ucraniana". Além disso, os dois líderes falarão sobre as formas como a comunidade internacional pode ajudar na recuperação econômica da Ucrânia, depois que a Casa Branca autorizou uma linha de crédito de US$ 1 bilhão a este país.

Publicidade

— A visita vai a ressaltar o forte apoio dos Estados Unidos ao povo da Ucrânia, que demonstrou uma coragem e uma constância inspiradoras neste tempo de crise.

Obama também tratará com o primeiro-ministro ucraniano, nomeado pelo Parlamento no final de fevereiro após a dissolução do governo do presidente Viktor Yanukovich, a preparação das eleições presidenciais de maio.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.