Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

OMS alerta seis países africanos sobre novo surto de ebola

Guiné e República Democrática do Congo tiveram casos da doença nas últimas semanas e já registram vítimas fatais

Internacional|Do R7, com Reuters

Casos de Ebola na Guiné e na República Democrática do Congo alertam para novo surto
Casos de Ebola na Guiné e na República Democrática do Congo alertam para novo surto Casos de Ebola na Guiné e na República Democrática do Congo alertam para novo surto

A OMS (Organização Mundial da Saúde) alertou seis países africanos, como Serra Leoa e Líberia, a tomarem cuidado com novos casos de ebola, após Guiné e na República Democrática do Congo declarem novo surto da doença, disse um porta-voz da entidade nesta terça-feira (16).

A Guiné declarou um novo surto de ebola no domingo (14), com o primeiro caso da doença registrado por lá desde o último surto que durou de 2013 até 2016. Já a República Democrática do Congo reportou o ressurgimento do vírus em suas fronteiras no dia 7 de fevereiro.

Segundo Margaret Harris, da OMS, as autoridades de saúde identificaram cerca de 300 contatos com o ebola no surto do Congo e cerca de 109 na Guiné.

O sequenciamento genético de amostras de ebola nesses dois países está em andamento para que seja descoberto as origens de novos surtos e para identificar as cepas.

Publicidade

"Não sabemos se isso se resume à persistência do ebola na população humana ou se está simplesmente se movendo novamente da população animal, mas o sequenciamento genético que está em andamento ajudará com essa informação", disse Harris.

Um surto de ebola na República Democrática do Congo e Guiné representa um risco regional que requer vigilância excepcional, afirmou uma autoridade sênior da OMS na segunda-feira (15).

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.