Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

ONU: 5,3 milhões de sírios podem ficar desabrigados após terremoto

O país atingido por um abalo sísmico vive há mais de uma década uma guerra civil, que provocou grandes deslocamentos internos

Internacional|

Assim como na Turquia, prédios e casas foram ao chão na Síria
Assim como na Turquia, prédios e casas foram ao chão na Síria Assim como na Turquia, prédios e casas foram ao chão na Síria

Um funcionário da ONU informou nesta sexta-feira (10) que mais de 5 milhões de pessoas podem ficar sem casa na Síria devido ao forte terremoto que sacudiu o noroeste do país e também a Turquia, no início desta semana.

"Até 5,3 milhões de pessoas na Síria podem ter ficado sem onde morar devido ao terremoto", declarou à imprensa, em Damasco, Sivanka Dhanapala, representante no país do Acnur (Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados).

Dhanapala afirmou que, segundo os cálculos da ONU, 5,37 milhões de afetados precisarão de ajuda para se alojar, em diversos pontos da Síria.

"É um número muito alto e afeta uma população que já estava sofrendo um deslocamento maciço", acrescentou.

Publicidade

Segundo Dhanapala, o ocorrido é agora "uma crise dentro de uma crise", depois dos problemas econômicos, da Covid-19 e do inverno rigoroso, que se somam à longa guerra civil iniciada em 2011.

Sobreviventes do terremoto na Síria recorreram a acampamentos criados para os deslocados pela guerra civil. Muitos perderam sua casa ou têm medo de retornar às construções, abaladas pelo tremor.

Publicidade

O terremoto tirou a vida de mais de 23 mil pessoas, das quais mais de 3.500 em território sírio.

Aproximadamente meio milhão de pessoas morreu na guerra síria. O conflito obrigou cerca de metade da população a fugir de casa. Muitos encontraram abrigo na vizinha Turquia.

Pai segura mão de filha morta em meio à destruição na Turquia

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.