Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

ONU teme que número de mortos em terremoto na Turquia e na Síria ultrapasse os 50 mil

Segundo indica contagem provisória, ao menos 28.191 pessoas não sobreviveram ao tremor de magnitude 7,8 que atingiu os países

Internacional|

ONU estima que 26 milhões de pessoas tenham sido afetadas pelo terremoto
ONU estima que 26 milhões de pessoas tenham sido afetadas pelo terremoto ONU estima que 26 milhões de pessoas tenham sido afetadas pelo terremoto

O chefe humanitário da ONU (Organização das Nações Unidas), Martin Griffiths, afirmou que o número de mortos do terremoto da última segunda-feira (6) na Síria e na Turquia pode dobrar em relação aos 28 mil óbitos relatados até agora.

"É realmente difícil estimar de forma muito precisa, porque você tem que chegar debaixo dos escombros, mas tenho certeza de que vai dobrar, ou mais", afirmou Griffiths na cidade turca de Kahramanmaras, perto do epicentro do terremoto. 

"Já lidamos com muitos conflitos no mundo todo. [...] Mas perder 20 mil, 30 mil ou 40 mil pessoas em uma noite, não vemos isso nem nesses conflitos. É assustador", acrescentou ontem, sábado (11), em entrevista à rede Sky News. 

Seis dias após o terremoto de magnitude 7,8 ocorrido na manhã da última segunda-feira (6), a contagem provisória de mortos entre os dois países é de 28.191 pessoas: 24.617 na Turquia e 3.574 na Síria. 

Publicidade

A ONU adverte também que até 5,3 milhões de pessoas perderam sua casa somente na Síria e que pelo menos 870 mil precisam, urgentemente, de alimentos em ambos os países. 

A OMS (Organização Mundial da Saúde) estimou que 26 milhões de pessoas tenham sido afetadas pelo terremoto e lançou um apelo urgente para arrecadar 42,8 milhões de dólares para financiar necessidades imediatas de saúde.

Síria tem cenário desolador após terremoto

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.