Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Papa aprova decreto para antecipar escolha de sucessor

Cardeais podem eleger novo papa antes da data prevista para o conclave

Internacional|

O início do conclave pode ser antecipado se estiverem presentes todos os cardeais
O início do conclave pode ser antecipado se estiverem presentes todos os cardeais O início do conclave pode ser antecipado se estiverem presentes todos os cardeais

O papa Bento 16, que renunciará na próxima quinta-feira (28), promulgou nesta segunda-feira (25) um decreto ("motu propio") que dá a faculdade aos cardeais para antecipar o conclave para eleger seu sucessor.

O decreto "concede aos cardeais a faculdade de antecipar o início do conclave se estiverem presentes todos os cardeais e também [a faculdade] de adiá-lo em até 30 dias" depois do início da chamada "sede vacante", informou o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi.

Chefe da Igreja Católica na Grã-Bretanha renuncia após denúncias de assédio

Conheça o inimigo do papa: o cardeal italiano que há um ano disputa poder com Bento 16

Publicidade

Também nesta segunda-feira, uma nota oficial do Vaticano informou que o papa decidiu entregar "exclusivamente" a seu sucessor o relatório secreto elaborado por três cardeais sobre o vazamento de documentos confidenciais do pontífice, o escândalo conhecido como "Vatileaks".

— O Santo Padre decidiu que os resultados deste relatório, cujo conteúdo apenas Sua Santidade conhece, permaneçam exclusivamente à disposição do novo Pontífice.

Publicidade

O que acontece no mundo passa por aqui

Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.