Papa argentino é um "punhal no coração do Brasil", diz agência de notícias
Matéria publicada em jornais de todo o mundo lembra rivalidade entre os países e a esperança de que o brasileiro Dom Odilo Scherer fosse eleito
Internacional|Do R7
A eleição do papa Francisco foi classificada como um "punhal no coração do Brasil" em um texto da agência de notícias Associated Press (AP) publicado por dezenas de jornais em todo o mundo nesta quinta-feira (14).
A matéria, publicada por jornais como The Miami Herald e The Washington Post, analisa as consequências da eleição de um papa argentino sob a ótica da clássica rivalidade entre Brasil e Argentina.
Segundo a AP, um dos motivos que deixam os brasileiros insatisfeitos com o resultado do conclave é o fato de que, antes da reunião dos cardeais em Roma, o brasileiro Dom Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo, era tido como um dos favoritos.
Manifestações de apoio e repúdio a papa Francisco dividem argentinos
Papa visita basílica em primeiro dia de pontificado
Pontífice dispensou limusine e deixou basílica de ônibus
Papa Francisco foi ignorado por apostadores que tentavam prever novo pontífice
O texto também traz depoimentos, como o da garçonete Suelen Roos, que mora na cidade de Toledo, no Paraná, onde Scherer nasceu.
— Nós não podemos questionar a decisão, mesmo havendo uma forte rivalidade entre Brasil e Argentina. [...] Devemos pensar como bons cristãos.
A agência ainda aponta que, apesar da rivalidade, os brasileiros estão felizes com a eleição do cardeal Jorge Bergoglio, principalmente por tratar-se de um latino-americano, e que a família de Scherer ficou contente com o resultado.
O clérigo Edmar Peron, bispo auxiliar do brasileiro, também disse ter ficado tranquilo ao saber da eleição do papa argentino, destaca a matéria.
O que acontece no mundo passa por aqui
Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia