Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Parlamento russo afirma que respeitará "escolha histórica" da Crimeia em referendo

Cidadãos da península ucraniana decidirão sobre a incorporação à Rússia no dia 16 de março

Internacional|

Membros do governo russo e do Parlamento autônomo da Crimeia se reuniram em Moscou nesta sexta-feira (7)
Membros do governo russo e do Parlamento autônomo da Crimeia se reuniram em Moscou nesta sexta-feira (7) Membros do governo russo e do Parlamento autônomo da Crimeia se reuniram em Moscou nesta sexta-feira (7)

O Parlamento russo respeitará a "escolha histórica" da Crimeia no referendo que vai propor aos eleitores a incorporação da península autônoma ucraniana à Federação Russa, afirmou o presidente da Duma (câmara baixa).

"Respeitaremos a escolha histórica da população da Crimeia", declarou Serguei Naryshkin, citado pelas agências de notícias russas, dando a entender que os deputados do país votariam a favor de uma incorporação da Crimeia à Rússia.

"Apoiaremos a escolha livre e democrática da população da Crimeia", acrescentou, durante uma reunião em Moscou nesta sexta-feira (7) com uma delegação do Parlamento autônomo.

UE congela ativos de Yanukovych e de 15 ex-funcionários

Publicidade

Milhares de pessoas se manifestam em Moscou a favor de intervenção na Crimeia

Controlado por representantes pró-Moscou, o Parlamento da Crimeia solicitou na quinta-feira (6) ao presidente russo, Vladimir Putin, a incorporação da península ucraniana do Mar Negro à Rússia e anunciou a convocação de um referendo para 16 de março, com o objetivo de ratificar a decisão.

Publicidade

Os eleitores poderão optar entre uma incorporação à Rússia ou uma autonomia reforçada.

O presidente interino ucraniano, Olexander Turchinov, denunciou um crime contra a Ucrânia cometido pelos militares russos" e anunciou a abertura de um procedimento de dissolução do Parlamento da península.

Publicidade

Os governos da Europa e dos Estados Unidos também condenaram a decisão e anunciaram novas sanções diplomáticas contra Moscou.

Putin examinou na quinta-feira o pedido da Crimeia durante uma reunião do Conselho de Segurança russo, informou o Kremlin, sem revelar detalhes.

O deputado russo Serguei Mironov, presidente do partido Rússia Justa, disse ter apresentado um anteprojeto de lei para facilitar a incorporação à Rússia de um território de um país estrangeiro.

A Crimeia foi "dada" em 1954 à Ucrânia soviética pelo então secretário-geral do Partido Comunista Nikita Krushev. Para evitar as tentações separatistas, a Ucrânia, independente após a dissolução da URSS, concedeu em 1992 o status de república autônoma.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.