Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Passagem do tufão Rammasun pelas Filipinas deixa pelo menos 40 mortos

A tempestade afetou mais de 880 mil pessoas

Internacional|

Moradores tentam atravessas caminho coberto por lama, lixo e escombros em Badjaos
Moradores tentam atravessas caminho coberto por lama, lixo e escombros em Badjaos Moradores tentam atravessas caminho coberto por lama, lixo e escombros em Badjaos

O Conselho de Gestão e Redução de Risco de Desastres das Filipinas elevou nesta quinta-feira (17) para 40 o número de mortos após a passagem do tufão Rammasun pela metade norte do arquipélago, onde outras quatro pessoas continuam desaparecidas.

A tempestade também deixou 17 feridos e afetou mais de 880 mil pessoas, das quais mais de 525 mil permanecem em 1.200 centros de evacuação, segundo o Conselho em seu último comunicado.

Além disso, 23 estradas e duas pontes da região afetada permanecem fechadas e mais de 26 mil casas ficaram total ou parcialmente danificadas.

O Ministério de Energia informou, por outro lado, que a rede elétrica foi restaurada em 84% de Manila, depois que ontem cerca de 5 milhões de casas ficaram sem luz devido aos danos sofridos pela infraestrutura de distribuição.

Publicidade

O tufão afetou 12 províncias da metade norte do país, das quais quatro continuam sob estado de calamidade, o que permite ao governo controlar os preços de necessidades básicas e conceder empréstimos sem juros, entre outras medidas.

O Rammasun, chamado de Glenda pelas autoridades das Filipinas, chegou ao país enquanto este ainda se recuperava dos danos causados por outro tufão, o Haiyan, que em novembro do ano passado deixou 6,3 mil mortos e mais de mil desaparecidos, além de aproximadamente 28,7 mil feridos.

Publicidade

Apesar de o Conselho de Desastres ainda ter que calculado o custo dos prejuízos causados pelo Rammasun, o órgão considera que o mesmo "não chegou perto" da devastação provocada pelo Haiyan.

O tufão, de cerca de 500 quilômetros de diâmetro, tocou o solo na última terça-feira por volta das 17h (horário local, 6h de Brasília) e deixou o arquipélago ao meio-dia de ontem (1h de Brasília).

Publicidade

A temporada de tufões nas Filipinas, que geralmente vai de junho até novembro, registra entre 15 e 20 tufões todos os anos. 

O que acontece no mundo passa por aqui

Seja bombardead@ de boas notícias. R7 Torpedos

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.