Pelo quarto dia seguido, manifestantes fazem barricadas nas ruas de Istambul e polícia reage com brutalidade
Milhares de turcos estão protestante contra o fechamento do parque Gezi localizado na região central da cidade
Internacional|Ansa
Violentos confrontos ocorreram nesta sexta-feira (31), pelo quarto dia consecutivo, em Istambul, na Praça Taksim, entre a polícia e centenas de manifestantes contrários a destruição do Parque Gezi, pulmão verde do centro europeu da cidade do Bósforo.
Na madrugada de hoje as forças polícias turcas atacaram os manifestantes que estavam acampados no parque durante a noite para impedir o começo das obras, que previam a destruição das 600 arvores do parque.
Veja a galeria desta sexta-feira (31)
Hackers publicam dados secretos de grupo de extrema-direita inglês
Parlamento turco aprova lei contra bebidas alcoólicas entre fortes protestos
Os agentes usaram gás lacrimogêneo e canhões de água. A prefeitura de Istambul, controlada pelo partido Justiça e Desenvolvimento (AKP, na sigla em turco) do primeiro-ministro Recip Tayyip Erdogan, decidiu destruir o parque para construir na região um shopping e outros prédios.
A Câmara Médica de Istambul informou que pelo menos 100 pessoas sofreram ferimentos. A ONG Anistia Internacional se declarou preocupada com o que descreveu como "o uso excessivo de força" por parte da polícia contra o que começou como um protesto pacífico.
Segundo a imprensa turca os confrontos deixaram diversos feridos entre os manifestantes. Entre eles estaria o deputado turco do Partido para a Paz e Democracia (BDP, na sigla em turco), Sirri Sureyya Onder, que se transformou em um símbolo do protesto.
O jornal local Zaman denuncia que a especulação imobiliária em Istambul está deixando a cidade "inabitável". Os confrontos em Istambul estariam se transformando em um protesto contra o chefe do governo turco.
O principal partido da oposição, o Partido Republicano do Povo (CHP, na sigla em turco), pediu aos seus deputados de presidir o parque em defesa dos manifestantes.
O que acontece no mundo passa por aqui
Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia