Prefeita de Slaviansk apoia pró-russos que tomaram delegacia na Ucrânia
Nelia Shtepa também defendeu a organização de um referendo na região
Internacional|Do R7
A prefeita de Slaviansk, Nelia Shtepa, apoiou os ativistas pró-russos armados que tomaram neste sábado (12) uma delegacia de polícia nessa cidade da região de Donetsk, no sudeste da Ucrânia.
"Conheço muitos deles, são gente nossa e exigem a realização de um referendo. Estamos todos de acordo, não posso negar", ressaltou Shtepa aos jornalistas em frente à delegacia, onde se concentraram centenas de cidadãos para apoiar a ação dos pró-russos.
Militantes pró-russos tomam o controle de mais um prédio no leste da Ucrânia
Para manter unidade, Ucrânia oferece mais poder ao leste pró-Rússia
A prefeita anunciou que Slaviansk, uma cidade de 117 mil habitantes a cerca de 120 km de Donetsk, realizará um referendo, mas não disse qual questão quer apresentar aos cidadãos. Já o promotor da região de Donetsk, Nikolai Frantovski, comentou a situação ao canal 5 da TV ucraniana.
"Estamos fazendo o possível para estabelecer todas as circunstâncias do ocorrido". O vice-ministro do Interior da Ucrânia, Vladimir Yevdokimov, por sua vez, garantiu que a polícia adotou medidas para impedir que a situação em Slaviansk saia do controle.
Os manifestantes levantaram barricadas nos acessos às dependências policiais tomadas pelos homens armados. O ministro do Interior, Arsen Avakov, disse que as forças especiais da polícia já estão à caminho de Slaviansk, uma cidade muito próxima à fronteira com a Rússia, para liberar a delegacia.
"Haverá tolerância zero com os terroristas armados. A reação será muito dura, e também a diferenciação entre manifestantes e terroristas", ressaltou o ministro, citado pelo jornal Ukrainskaya Pravda.
Otan publica fotos de tropas russas perto da fronteira com a Ucrânia
Presidente da Ucrânia promete não perseguir os pró-russos que se renderem