Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Prefeito de Osaka diz que escravas sexuais foram "necessidade de guerra"

Quase 200 mil mulheres asiáticas foram levadas para os prostíbulos militares japoneses

Internacional|

As chamadas "mulheres de conforto" exigem que o governo japonês se desculpe e ofereça recompensas financeiras pelo que passaram
As chamadas "mulheres de conforto" exigem que o governo japonês se desculpe e ofereça recompensas financeiras pelo que passaram As chamadas "mulheres de conforto" exigem que o governo japonês se desculpe e ofereça recompensas financeiras pelo que passaram (Ahn Young-joon/ASSOCIATED PRESS)

O prefeito de Osaka afirmou nesta terça-feira (14) que as "mulheres de conforto" asiáticas, que foram forçadas pelo exército japonês a prostituir-se durante a Segunda Guerra Mundial, foram uma "necessidade" para manter a disciplina.

"Quando os soldados arriscam suas vidas sob as balas e devem ter repouso oferecido em algum lado, está claro que precisam de um sistema de mulheres de conforto", disse o prefeito Tory Hashimoto.

Segundo os historiadores, quase 200 mil mulheres asiáticas — principalmente coreanas, chinesas e filipinas — foram transformadas em escravas sexuais nos prostíbulos militares japoneses.

Jovem atacada com ácido em Londres mostra o rosto e pede: "prendam o covarde que fez isso comigo"

Publicidade

Pesadelo sem fim: conheça mulheres que passaram vários anos nas mãos de sequestradores

A declaração do prefeito da principal cidade do oeste do Japão gerou reações de indignação similares às provocadas ano passado pelo prefeito de Nagoya, que colocou em dúvida a existência do massacre de Nankin de 1937 cometido pelas tropas nipônicas, no qual, segundo a China, foram exterminadas 300 mil pessoas.

Publicidade

"Nos decepciona profundamente que uma personalidade oficial defenda crimes desumanos semelhantes", declarou à AFP um porta-voz do ministério sul-coreano das Relações Exteriores.

"Estamos chocados e furiosos", afirmou a porta-voz da chancelaria chinesa, Hong Lei. "O futuro do Japão dependerá da maneira como enfrenta o seu passado", completou.

Publicidade

Italiano mata mulher com brinquedo sexual. Veja outros crimes com objetos estranhosMulheres atacadas com ácido no Paquistão lutam para recuperar suas vidas

O Japão já apresentou desculpas pelos "crimes", mas negou qualquer responsabilidade no tratamento que os prostíbulos reservavam às mulheres escravizadas.

O prefeito de Osaka, um dos dois principais líderes do Partido da Restauração do Japão, admitiu que as mulheres foram alistadas à força, mas atribuiu o fato à "tragédia da guerra".

O secretário-geral do governo, Yoshihide Suga, se negou a comentar as declarações do prefeito, mas recordou que o Japão reconhece os sofrimentos infligidos por Tóquio aos povos vizinhos durante a Segunda Guerra Mundial.

O que acontece no mundo passa por aqui

Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.