Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Premiê inglês diz que protegerá Reino Unido da "praga" dos imigrantes

O Conselho de refugiados criticou o chefe do governo por utilizar "uma linguagem horrível, irresponsável e desumana para um líder mundial"

Internacional|

O primeiro-ministro David Cameron garantiu nesta quinta-feira (30) que protegerá o Reino Unido da "praga" de imigrantes que quer entrar no país, com o agravamento da crise no porto francês de Calais, onde dezenas de pessoas tentam diariamente atravessar o Eurotúnel para chegar à Inglaterra.

Em declarações desde o Vietnã, onde realiza uma visita oficial, Cameron advertiu a estes imigrantes ilegais que "não encontrarão refúgio" no Reino Unido, pois o governo britânico tem intenção de deportá-los.

"Isto nos coloca a toda prova, porque tem uma praga de imigrantes que chegam através do Mediterrâneo buscando uma vida melhor, desejando vir ao Reino Unido porque o país tem melhores os trabalhos, uma economia em crescimento, e é um lugar incrível para viver", declarou ao canal "ITV".

Mais de 1,3 mil imigrantes chegaram ao litoral italiano nas últimas 24 horas

Publicidade

"Mas temos que proteger nossas fronteiras trabalhando conjuntamente com nossos vizinhos franceses e isso é exatamente o que estamos fazendo", acrescentou o primeiro-ministro, que prometeu fazer "tudo o que for possível" para que, apesar dos problemas em Calais, os britânicos "possam sair de férias".

O Conselho de refugiados do Reino Unido criticou o chefe do governo por utilizar "uma linguagem horrível, irresponsável e desumana para um líder mundial".

Publicidade

O líder do Partido Trabalhista interino, Harriet Harman, lembrou que os imigrantes "não são insetos" e o acusou de querer "causar divisões e enfrentamento entre as pessoas".

Vários deputados conservadores e o líder do eurofóbico e anti-inmigração UKIP, Nigel Farage, pediram ao governo que envie o Exército para resolver os engarrafamentos e atrasos causados pela crise migratória, que afetam o setor do transporte e os britânicos que tentam atravessar à França para curtir férias.

Publicidade

Farage disse, além disso, que apesar de Cameron ter usado uma linguagem agressiva para "parecer duro", duvida que resolva a situação.

O governo francês enviou 120 policiais à zona de Calais para ajudar a empresa gerente do Eurotúnel a deter os imigrantes que tentam chegar à Inglaterra por esse túnel ferroviário abaixo do canal da Mancha.

Paralelamente, o governo britânico investirá 7 milhões de libras (cerca de 10 milhões de euros) em medidas de proteção para caminhões com destino ao Reino Unido e a instalação de uma nova cerca de segurança — a que foi utilizada na cúpula da Otan de setembro no País de Gales.

Londres iniciou, além disso, no condado de Kent, onde está o terminal inglês do Eurotúnel, a chamada Operação Stack, que permite aos caminhões estacionar na estrada M20 quando há problemas na fronteira.

Centenas de imigrantes, sobretudo da África e do Oriente Médio, entraram ontem à noite nas instalações do túnel, o que terminou com cerca de 300 detenções, segundo fontes francesas, enquanto calcula-se que mais de 3,5 mil pessoas tentaram atravessar esta semana. Nos últimos dois meses, nove imigrantes morreram no túnel e nos seus arredores, onde foi levantado um acampamento provisório de imigrantes. 

Conheça o R7 Play e assista a todos os programas da Record na íntegra!

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.