Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Presidente do Peru volta de carro do Equador para evitar impeachment

Pedro Castillo corria o risco de infringir a Constituição se não retornasse ao país antes da meia-noite de sexta-feira (29)

Internacional|

Castillo evitou ser cassado pelo Congresso
Castillo evitou ser cassado pelo Congresso Castillo evitou ser cassado pelo Congresso

O presidente do Peru, Pedro Castillo, teve que voltar de carro às pressas para seu país depois de uma viagem ao Equador para evitar ser cassado pelo Congresso, pois o mau tempo o impediu de viajar de avião.

Em um país onde os presidentes são frequentemente removidos do cargo, Castillo arriscava infringir a Constituição se não retornasse ao Peru antes da meia-noite de sexta-feira.

Estava perto da hora de expirar a permissão dada pelo Parlamento ao presidente esquerdista para que ele visitasse seu vizinho no Equador, onde chefiou um gabinete binacional com seu homólogo Guillermo Lasso na cidade de Loja, a 264 km da fronteira peruana por estrada.

Exceder o prazo teria dado aos opositores, que controlam o Legislativo, um pretexto para proceder à destituição de Castillo, já que a Carta Magna peruana não contempla exceções por causas meteorológicas.

Publicidade

Como o avião presidencial não pôde decolar devido ao mau tempo, Castillo teve que fazer uma viagem de carro de cinco horas para chegar à fronteira peruana a tempo.

Uma hora antes do fim do prazo, Castillo chegou ao posto fronteiriço de Tumbes, segundo a mídia local, o que o liberou de enfrentar uma nova moção de "vacância presidencial" (destituição), a terceira em seus nove meses no poder.

Publicidade

As moções de "vacância" se tornaram habituais no Peru e causaram a queda dos presidentes Pedro Pablo Kuczynski (de direita), em 2018, e Martín Vízcarra (de centro), em 2020, o que aumenta a instabilidade no país.

Desde dezembro de 2017, os parlamentares peruanos apresentaram seis moções de vacância ao Congresso, duas delas contra Castillo.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.