Presidente do Vietnã morre aos 61 anos por doença viral
Tran Dai Quang foi à óbito em um hospital militar da capital Hanói. Rumores sobre seu crítico estado de saúde circulavam nas redes sociais há meses
Internacional|Ana Luísa Vieira, do R7, com Reuters
O presidente Tran Dai Quang, do Vietnã, morreu nesta sexta-feira (21) em decorrência de uma doença viral. As informações são da agência de notícias Reuters.
Quang, de 61 anos, foi à óbito em um hospital militar da capital Hanói por conta de "uma doença séria, a despeito de todos os esforços empreendidos por professores e médicos domésticos e internacionais", afirmou a principal rede de televisão vietnamita.
Antes de ascender ao poder, em abril de 2016, Quang foi ministro da segurança pública — ele comandava uma uma organização com amplos poderes, responsável pela coleta de informações que combatessem as ameaças internas e externas ao partido.
Leia também
Natural de uma pequena comunidade agrícola a 115 quilômetros de Hanói, Quang passou a integrar as fileiras do partido governista até se tornar um general da polícia e membro do poderoso partido Politburo do Vietnã.
Como presidente, ele conheceu vários chefes de estado, incluindo os presidentes dos EUA, Donald Trump e Barack Obama, o presidente da China, Xi Jinping, e o presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte. Quang também foi anfitrião da cúpula da Cooperação Econômica da Ásia-Pacífico em Danang em 2017.
Rumores sobre seu crítico estado de saúde circulavam nas redes sociais há meses.