Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Presidente rejeita ultimato militar e agrava crise no Egito

Mohamed Mursi disse que seguirá seus próprios planos para a reconciliação nacional

Internacional|

Líder islâmico parece cada vez mais isolado
Líder islâmico parece cada vez mais isolado Líder islâmico parece cada vez mais isolado

O presidente do Egito, Mohamed Mursi, rejeitou um ultimato militar para forçar uma resolução da crise política no país, dizendo nesta terça-feira (2) que não foi consultado e que seguirá seus próprios planos para a reconciliação nacional.

Mas o líder islâmico parece cada vez mais isolado.

Seis ministros já renunciaram, a oposição liberal se recusa a conversar com ele, e as Forças Armadas, com apoio de milhões de manifestantes, deram prazo até quarta-feira para que ele compartilhe poderes, ou do contrário os generais prometem adotar seu próprio "mapa" para a resolução do conflito.

Estudante americano morto em conflitos no Egito estava no país para ensinar inglês a crianças

Publicidade

Wikileaks diz que Snowden também pediu asilo ao Brasil

Jornais de todo o espectro político viram o ultimato de 48 horas imposto na segunda-feira (1º) pelo Exército como um ponto de inflexão.

Publicidade

"Últimas 48 horas de governo da Irmandade Muçulmana", estampou o oposicionista El Watan. "Egito espera o Exército", disse o estatal El Akhbar.

Dois anos depois da rebelião popular que depôs o presidente Hosni Mubarak, o confronto agrava a crise econômica no Egito, gerando preocupações entre governos ocidentais e Israel.

Publicidade

Manifestantes permaneceram acampados durante a noite na praça Tahrir, no centro do Cairo, e líderes convocaram outro grande protesto para a noite desta terça-feira na esperança de forçar Mursi a renunciar.

Dirigentes da Irmandade Muçulmana, à qual Mursi é ligado, usaram a palavra "golpe" para descrever o ultimato militar.

Em nota emitida nove horas depois da leitura do ultimato pelo general Abdel Fattah al-Sisi, chefe do Estado-Maior, a Presidência usou termos menos diretos para informar que Mursi não cederá à pressão.

"O presidente da República não foi consultado sobre a declaração emitida pelas Forças Armadas", disse o texto.

— A Presidência vê que algumas declarações por elas transmitidas acarretam significados que podem causar confusão no complexo ambiente nacional. A presidência confirma que levará adiante seu caminho previamente traçado para promover uma ampla reconciliação nacional, independentemente de quaisquer declarações que aprofundem as divisões entre os cidadãos.

O Partido Liberdade e Justiça, braço político da Irmandade, disse que cabe apenas ao povo egípcio traçar seu caminho e que isso ocorreu no referendo que aprovou a Constituição, em dezembro.

O partido conclamou o povo a "se mobilizar para defender a legitimidade constitucional e expressar sua recusa a qualquer golpe contra ela".

Descrevendo o regime civil como uma grande conquista da revolução de 2011, Mursi disse que não permitirá que o relógio ande para trás.

Primeiro líder livremente eleito na história egípcia, ele está no cargo há apenas um ano. Muitos egípcios estão impacientes com sua gestão econômica e com sua incapacidade de conquistar a confiança dos não-islâmicos.

O que acontece no mundo passa por aqui

Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.