Pró-russos tomam mais uma prefeitura na Ucrânia
Neste domingo, o governo iniciou uma operação contra militantes em Slaviansk
Internacional|Do R7
Manifestantes pró-russos tomaram neste domingo (13) a prefeitura da cidade portuária de Mariupol, na região de Donetsk, no sudeste da Ucrânia.
A tomada da prefeitura de Mariupol aconteceu após um comício em favor da criação da "república de Donetsk" que reuniu pouco mais de mil de pessoas no centro da cidade, que tem quase meio milhão de habitantes.
Operação 'antiterrorista' contra ativistas pró-Rússia deixa mortos e feridos no leste da Ucrânia
Otan publica fotos de tropas russas perto da fronteira com a Ucrânia
Segundo o jornal LB.ua, um grupo manifestantes mascarados quebrou os vidros do edifício, entrou nele, retirou as bandeiras ucranianas e instalou bandeiras vermelhas vermelho e pretas da região de Donetsk.
Os pró-russos começaram a levantar barricadas com os móveis que retiraram da prefeitura.
A tomada aconteceu poucas horas depois de o governo ucraniano lançar uma "operação antiterrorista" na cidade de Slaviansk, onde ontem ativistas pró-russos armados ocuparam a delegacia de polícia e içaram a bandeira russa na sede do governo local.
Segundo o ministro do Interior, Arsen Avakov, já aconteceram confrontos armados com os pró-russos de Slaviansk,que deixou pelo menos um oficial do Serviço de Segurança da Ucrânia e outros cinco soldados feridos.
"Os separatistas também sofreram baixas, em um número indeterminado. Eles começaram a se proteger com um escudo humano formado por civis", escreveu Avakov em sua página no Facebook.
Prefeita de Slaviansk apoia pró-russos que tomaram delegacia na Ucrânia
Militantes pró-russos tomam o controle de mais um prédio no leste da Ucrânia
Para manter unidade, Ucrânia oferece mais poder ao leste pró-Rússia