Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Putin chega à Crimeia para presidir reunião do Conselho de Segurança russo

O ocidente não reconhece a anexação russa da região em que ocorre o encontro

Internacional|

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, chegou hoje à península da Crimeia, anexada por Moscou em março passado, em uma visita considerada "inadmissível" pelas autoridades ucranianas.

O chefe do Kremlin presidirá nesta quarta-feira (13) no porto do Sebastopol, a principal base da frota russa do Mar Negro, uma reunião do Conselho de Segurança da Rússia, na qual abordará o andamento do conflito no leste da Ucrânia.

"A Crimeia está ilegalmente ocupada. É inaceitável a presença dos líderes russos na região", assegurou Danilo Lubkivski, vice-ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, ao comentar sobre o assunto. Esta é a segunda visita à Crimeia de Putin, que, no último dia 9 de maio, já havia presidido um desfile militar em Sebastopol.

Prefeito pede que filha de Putin seja deportada da Holanda após tragédia com avião da Malásia

Publicidade

Na ocasião, o ato celebrava o chamado Dia da Vitória, que marca a capitulação da Alemanha Nazista para a União Soviética na Segunda Guerra Mundial.

Amanhã, quinta-feira (14), Putin se deslocará à cidade de Yalta, também na Criméia, onde se reunirá com os líderes de grupos parlamentares da Duma (a Câmara dos Deputados russa), com o primeiro-ministro, Dmitri Medvedev, e outros membros do governo.

Publicidade

Segundo o vice-líder do grupo parlamentar do partido Rússia Justa, Mikhail Emelianov, a reunião de Yalta contará com a participação de praticamente todos os deputados da Duma. "Falaremos de assuntos internacionais da atualidade vinculados com a situação no leste da Ucrânia, como as sanções ocidentais contra a Rússia e, em geral, das relações com Ocidente", disse Emelianov, citado pela agência russa Interfax.

O ocidente não reconhece a anexação russa da Crimeia, território ucraniano desde 1954 e que se separou de Kiev por meio de um referendo separatista, enquanto Putin validou a integração da península à Federação Russa no último dia 21 de março. 

Obama pressiona Putin por investigação de queda de avião na Ucrânia

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.