Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Rafael Correa afirma que Assange não causa "nenhum problema" ao Equador

Assange poderá permanecer na embaixada do Equador o tempo que for necessário

Internacional|

Assange "poderá permanecer na embaixada do Equador em Londres o tempo que for necessário, ou tempo que desejar"
Assange "poderá permanecer na embaixada do Equador em Londres o tempo que for necessário, ou tempo que desejar" Assange "poderá permanecer na embaixada do Equador em Londres o tempo que for necessário, ou tempo que desejar"

O presidente do Equador, Rafael Correa, afirmou neste sábado (22) que o fundador do Wikileaks, Julian Assange, não causa nenhum "problema" a seu país e reiterou que manterá a proteção para o australiano.

— Julian Assange não causa nenhum problema para nós, nos dá muito orgulho e satistação ter dado asilo a ele e que ele esteja sob a proteção do Estado equatoriano.

Correa também disse que Assange "poderá permanecer na embaixada do Equador em Londres ou tempo que for necessário, o tempo que desejar".

Assange pede que países se esforcem para dar asilo político a Snowden

Publicidade

Snowden acusa Reino Unido de espionar comunicações com fibra ótica

O governante reiterou que "o problema é da Europa: de Grã- Bretanha e Suécia" e comentou que o assunto seria solucionado em seguida se o primeiro entregasse o salvo-conduto e o segundo interrogasse o australiano na sede da embaixada.

Publicidade

As autoridades suecas querem interrogar Assange por supostos delitos sexuais que ele sempre negou e está convencido que uma vez na Suécia, seria extraditado ao EUA, país mais prejudicado pelas filtragens feitas pelo Wikileaks, e onde teme por sua vida.

O ministro equatoriano de Relações Exteriores, Ricardo Patiño, fez um acordo na segunda-feira passada em Londres com seu colega britânico, William Hague, para criar uma comissão conjunta de juristas para conseguir um salvo-conduto que permita que Assange viaje ao Equador.

Publicidade

No relatório semanal de trabalhos, gravado ontem mas transmitido hoje, o chefe de Estado disse publicamente que Assange "não preocupa" o Equador.

— Ficamos muito feliz de que seja nosso hóspede na embaixada do Equador em Londres e poderá permanecer ali o tempo que for necessário, está sob proteção do Estado equatoriano.

O que acontece no mundo passa por aqui

Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.