Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Reino Unido começará a examinar passageiros no aeroporto de Londres nesta terça-feira

Autoridades creem que situação deve piorar, agravando os riscos de disseminação da doença

Internacional|

O Aeroporto de Heathrow, em Londres, um dos mais movimentados do mundo, começará amanhã a realizar exames em passageiros vindos de países afetados pelo ebola a fim de evitar que o vírus chegue ao Reino Unido, anunciou nesta segunda-feira (13) o ministro da Saúde britânico, Jeremy Hunt.

Em um comparecimento na Câmara dos Comuns, Hunt disse que será medida a temperatura desses viajantes, que deverão responder um questionário e cujos dados de contato ficarão registrados. 

O Aeroporto de Gatwick, o segundo maior da Inglaterra, e os terminais de trem do Eurostar passarão a aplicar esses controles na próxima semana. 

Órgão que controla saúde nos EUA é criticado no caso de enfermeira com ebola

Publicidade

Ebola nos EUA: erro em hospital pode ser causa de transmissão

"Deveríamos lembrar que a comunidade internacional mostrou que, se atuarmos com decisão podemos derrotar graves ameaças de novas doenças infecciosas, como a Síndrome Respiratória Agudo Severo", disse o ministro. 

Publicidade

Ele admitiu que seja "realmente muito difícil" poder prever com exatidão o número de pessoas que poderia se contagiar no país, e ressaltou que prioridade do governo de Londres é "a segurança dos cidadãos britânicos", se mostrando "confiante" no nível de preparo do Reino Unido para combater o vírus.

Embora na semana passada o governo tenha descartado a aplicação de exames nos aeroportos, Hunt informou que o conselho médico mudou e o país se prepara para uma possível deterioração da situação na África Ocidental. 

Publicidade

Ele especificou que "o assessor médico do Estado confirma que o risco na saúde pública no Reino Unido continua sendo baixo e que as atuais medidas em vigor, incluindo os exames na saída dos três países afetados (Libéria, Serra Leoa e Guiné), oferecem o nível de proteção correto". 

"No entanto, enquanto as respostas às emergências sanitárias mundiais devam sempre ser proporcionais, (o assessor) também recomenda que o governo se prepare para um possível aumento do nível de risco", acrescentou Hunt. 

Vírus que matou mais que 1ª Guerra deixou lições para combate a ebola

Exame nega que africano em Roma esteja com ebola

No último dia 9, o Executivo anunciou que aumentaria os controles em aeroportos e no terminal de trem do Canal da Mancha para detectar possíveis casos de ebola em passageiros vindos da Libéria, Serra Leoa e Guiné. 

O Reino Unido respondeu assim ao alarme internacional causado pela propagação do ebola, dias após ter descartado estes controles de fronteira adicionais, ao considerar que eram desnecessários porque o risco era baixo. 

Os voos diretos a Guiné, Serra Leoa e Libéria estão suspensos no Reino Unido desde agosto, por isso, os passageiros vindos destes lugares chegam a Londres por meio de outros territórios. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.