Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Reunião da Unesco é suspensa e será retomada amanhã na Turquia

Comitiva formada pelo ministro da Cultura está no país para o encontro do órgão

Internacional|Da Agência Brasil

Pelo menos 265 pessoas morreram em consequência do caos que tomou conta da Turquia por causa de uma tentativa de golpe
Pelo menos 265 pessoas morreram em consequência do caos que tomou conta da Turquia por causa de uma tentativa de golpe Pelo menos 265 pessoas morreram em consequência do caos que tomou conta da Turquia por causa de uma tentativa de golpe

Após a tentativa de golpe de Estado na Turquia nesta sexta-feira (15) à noite, a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) informou neste sábado (16) que a 40ª Reunião do Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco, que ocorre em Istambul, foi suspensa e será retomada amanhã (17).

Segundo a Unesco, a sessão deste domingo começará às 9h (horário local) e será encerrada no mesmo dia à noite. Inicialmente, o término estava previsto para o dia 20 de julho.

O ministro da Cultura, Marcelo Calero, que lidera a comitiva brasileira da reunião do comitê que avaliaria a candidatura do Conjunto Arquitetônico da Pampulha, em Belo Horizonte, a Patrimônio Mundial da Humanidade, postou no Instagram uma foto sua no início da tarde de hoje em um hotel em Istambul.

— Tudo tranquilo, graças a Deus. Esperando no hotel a normalização dos voos para voltar ao Brasil. Só o calor que é muito! 40 graus à sombra!

Publicidade

Itamaraty pede que brasileiros na Turquia fiquem em casa

Além de Calero, compõem a comitiva a presidenta do Iphan (Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Kátia Bogéa, a superintendente do órgão em Minas Gerais, Célia Corsino, e a diretora do Conjunto Arquitetônico da Pampulha, ligada à Fundação Municipal de Cultura Luciana Rocha Feres.

Publicidade

Ontem, o Ministério da Cultura informou que a comitiva brasileira está bem e aguarda no hotel os desdobramentos da situação na Turquia. Em nota, o ministério disse que “a comitiva brasileira está em constante contato com o Ministério das Relações Exteriores, em Brasília, e conta com o apoio do Consulado Geral do Brasil, em Istambul”.

Pelo menos 265 pessoas morreram em consequência do caos e da revolta popular que tomaram conta da Turquia por causa de uma tentativa de golpe de Estado realizada por uma facção rebelde das Forças Armadas.

Publicidade

Para tentar concretizar o golpe, as forças militares rebeldes — representados em sua maioria por contingentes da Força Aérea – chegaram a realizar movimentos com tanques, aviões de combate e helicópteros. Eles assumiram a TV estatal, impuseram a lei marcial e um toque de recolher, atacaram a sede do órgão de inteligência turco e atiraram no prédio do Parlamento do país e em um resort na cidade portuária de Marmaris.

Do total de mortos, pelo menos 100 estão entre os rebeldes, segundo informou o chefe das Forças Armadas, general Umit Dundar. Há pelo menos 1.440 feridos.

Presidente da Turquia pede que clérigo muçulmano seja extraditado

Civis fazem justiça com as próprias mãos enquanto governo pune envolvidos em ação na Turquia

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.