Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Rússia afirma que um drone americano foi interceptado na Crimeia

O aparelho caiu intacto nas mãos das forças de "auto-defesa" da região

Internacional|

A companhia estatal russa de armamentos Rostekhnologuii (Rostec) afirmou que um avião de reconhecimento dos Estados Unidos foi interceptado em alta altitude acima da Crimeia, em um comunicado divulgado nesta sexta-feira.

"O drone (avião não-tripulado) estava voando a cerca de 4.000 metros e estava praticamente invisível a partir do chão. Foi possível quebrar a ligação com seus operadores americanas graças a um complexo combate rádio-eletrônico Avtobaza", segundo a Rostec.

O aparelho efetuou uma manobra de descida e "caiu quase intacto nas mãos das forças de auto-defesa" da Crimeia, acrescentou a Rostec, que informa ser o fabricante do sistema de combate eletrônico usado, mas não especifica quem o utilizou.

Exército russo exibe superioridade com manobras na fronteira ucraniana

Publicidade

Sob ameaça de invasão, Ucrânia anuncia criação de Guarda Nacional formada por 60 mil voluntários

"O drone MQ-5B faz parte, a julgar pelo número de identificação, da 66ª brigada de reconhecimento militar americana, com base na Baviera", indica a Rostec, que publicou uma foto do aparelho em seu site.

Publicidade

O comunicado, no entanto, não está mais disponível para consulta.

A Crimeia abriga em Sevastopol a frota russa no Mar Negro. Milhares de homens armados, presumivelmente soldados russos, foram implantados no final de fevereiro no território, onde Moscou apoia a realização de um referendo no domingo sobre sua anexação à Rússia.

Publicidade

Decisão só depois do referendo

O secretário de Estado americano, John Kerry, afirmou que é improvável que o presidente russo Vladimir Putin tome alguma decisão para frear a escalada na Ucrânia até a realização sobre o referendo da adesão da Crimeia à Rússia, no domingo.

"Uma vez seja realizado o referendo, Putin tomará uma decisão" sobre os passos seguintes, afirmou Kerry, insistindo que nem os Estados Unidos nem a comunidade internacional "reconhecerão os resultados do referendo".

Obama recebe primeiro-ministro ucraniano na Casa Branca

Governo da Crimeia quer controlar estatais ucranianas

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.