Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Rússia e Ucrânia não chegam a acordo sobre nova negociação de presos na Turquia

Comissária russa afirmou que 'alguém entendeu mal as coisas' e que trocas comentadas pela imprensa turca 'já aconteceram'

Internacional|

Rússia e Ucrânia não chegaram a acordo sobre troca de prisioneiros
Rússia e Ucrânia não chegaram a acordo sobre troca de prisioneiros Rússia e Ucrânia não chegaram a acordo sobre troca de prisioneiros

Rússia e Ucrânia não chegaram a um acordo sobre uma nova troca de prisioneiros durante as recentes negociações na Turquia, disse a representante de Moscou à AFP nesta quinta-feira (12).

A comissária de Direitos Humanos da Rússia, Tatiana Moskalkova, manteve as negociações em Ancara na quarta-feira (11) com seu homólogo ucraniano, Dmytro Lubinets.

Mais tarde, foi citada pela imprensa turca, afirmando que havia sido acordado trocar "mais de 40 prisioneiros" de cada lado. Moskalkova explicou que esses comentários se referiam a prisioneiros trocados no passado.

"Alguém entendeu mal as coisas. Estávamos conversando sobre o resultado do nosso trabalho anterior. Essas trocas já aconteceram", disse Moskalkova, à margem de uma conferência internacional na capital turca.

Publicidade

Moskalkova acrescentou que ela e Lubinets trocaram listas de soldados feridos, visando a uma possível troca futura.

"Esses acordos são fechados entre exércitos, e trabalhamos de mãos dadas com eles", destacou.

Publicidade

Moscou e Kiev tiveram pouco contato direto desde que a Rússia invadiu seu vizinho, há 11 meses.

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, tentou aproveitar as boas relações com ambas as partes para buscar promover negociações de paz.

Publicidade

Leia também

Na quarta-feira, Erdogan disse que apoia a ideia de abrir um corredor humanitário permanente na zona de conflito.

Moskalkova avaliou que se trata de uma "proposta muito importante", que deve ser discutida e acordada com o presidente da Rússia, Vladimir Putin.

"O retorno dos feridos é um tema constante de conversa, e o senhor Erdogan propôs uma nova maneira de resolver este assunto", declarou a representante russa.

Após invasão, Ucrânia decide demolir estátua de 122 anos que simbolizava poder do império russo

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.