Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Rússia pede prorrogação da prisão de brasileira e outros ativistas do Greenpeace

Detidos protestavam contra a exploração de petróleo no Ártico

Internacional|

A bióloga brasileira Ana Paula Maciel e outros 20 ativistas podem ficar mais três meses detidos na Rússia
A bióloga brasileira Ana Paula Maciel e outros 20 ativistas podem ficar mais três meses detidos na Rússia A bióloga brasileira Ana Paula Maciel e outros 20 ativistas podem ficar mais três meses detidos na Rússia

O Ministério Público da Rússia pediu à Justiça nesta segunda-feira (18) que prorrogue o período de prisão dos ativistas do Greenpeace detidos por um protesto contra a exploração de petróleo no Ártico, alegando que eles podem deixar o país se forem libertados.

O pedido por mais três meses de prisão foi apresentado a tribunais de São Petersburgo, onde os 28 ativistas do grupo ambientalista — incluindo uma brasileira — e dois jornalistas estão detidos, em um caso que causou preocupações no exterior.

Os 30 foram detidos depois que a guarda-costeira abordou o navio quebra-gelo do Greenpeace Arctic Sunrise após manifestação numa plataforma de petróleo da empresa estatal Gazprom no Mar de Pechora, em 18 de setembro.

Paul McCartney pede a presidente russo que liberte brasileira e demais ativistas do Greenpeace

Publicidade

Conselho da Presidência russa pede liberdade provisória aos 30 ativistas do Greenpeace

Ativista brasileira do Greenpeace é oficialmente acusada de vandalismo na Rússia

Publicidade

Os 30 foram acusados de vandalismo e podem ser condenados a até sete anos de prisão pelo protesto, no qual alguns ativistas tentaram escalar a plataforma Prirazlomnaya. O Greenpeace diz que a manifestação foi pacífica e considera as acusações infundadas.

"Eu não fiz nada de errado. Eu não entendo as razões pelas quais estou sendo detido", disse Colin Russell, australiano que trabalhava como técnico do Arctic Sunrise, a um tribunal de São Petersburgo, em uma das várias audiências agendadas para esta segunda-feira (28).

Os tribunais rejeitaram repetidamente libertar os ativistas sob pagamento de fiança, mas o atual mandado de prisão deles termina em 24 de novembro.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.