Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Rússia realiza com sucesso teste de míssil nuclear intercontinental 

Governo acredita que modelo poderá manter paridade militar com os EUA

Internacional|

O presidente russo prometeu investir pesado no rearmamento militar do país
O presidente russo prometeu investir pesado no rearmamento militar do país O presidente russo prometeu investir pesado no rearmamento militar do país

O submarino nuclear russo Vladimir Monomaj efetuou nesta quarta-feira (10) com sucesso um lançamento de teste do foguete intercontinental Bulava (Maza), informou o Ministério da Defesa da Rússia.

"O lançamento foi realizado em posição de imersão dentro do programa de testes estatais do armamento e dos sistemas vitais do submarino nuclear Vladimir Monomaj", declarou o porta-voz de Defesa, general Igor Konashenkov, citado pelas agências russas.

O míssil foi disparado das águas do mar Blanco. As cargas atingiram o polígono de Kura, na península de Kamchatka, a milhares de quilômetros de distância de onde estava o submarino.

"Se eu quiser, ocupo Kiev em duas semanas", diz Vladimir Putin ao presidente da Comissão Europeia

Publicidade

Putin promete reforçar potencial nuclear da Rússia

Os Bulava são capazes de levar até dez ogivas nucleares de guia individual, têm oito mil quilômetros de alcance e, segundo Moscou, podem burlar qualquer escudos antimísseis, incluindo o americano.

Publicidade

O míssil R30 3M30 Bulava-30 (SS-NX-30, segundo a classificação da Otan, e RSM-56 nos tratados internacionais) é uma versão naval do míssil balístico intercontinental em terra Topol.

A Rússia acredita que os Topol e os Bulava permitirão ao país manter a paridade nuclear com os Estados Unidos pelo menos durante o próximo meio século.

Publicidade

No entanto, os frequentes fracassos nos testes do Bulava (8 dos 19 lançamentos realizados foram considerados fracassados) suscitaram dúvidas sobre sua confiabilidade.

Os submarinos nucleares, a aviação estratégica e os mísseis intercontinentais formam a tríade nuclear russa no programa de rearmamento russo, que tem orçamento de R$ 1,6 trilhão (US$ 700 bilhões) em armamento até 2020. 

Putin quer discutir soberania do leste da Ucrânia; UE dá 'ultimato' a Moscou

O que acontece no mundo passa por aqui

Seja bombardead@ de boas notícias. R7 Torpedos

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.