Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

'Sem dúvida as sanções contra a Rússia aumentarão', diz Hollande

O presidente da França disse que falou ontem (29) com o dirigente russo Vladimir Putin

Internacional|

O presidente francês disse que a situação "se agravou" na fronteira entre Ucrânia e Rússia e acusou Moscou de armar separatistas
O presidente francês disse que a situação "se agravou" na fronteira entre Ucrânia e Rússia e acusou Moscou de armar separatistas O presidente francês disse que a situação "se agravou" na fronteira entre Ucrânia e Rússia e acusou Moscou de armar separatistas

O presidente francês, François Hollande, afirmou neste sábado (30) que "sem dúvida" o Conselho Europeu de Bruxelas decidirá aumentar as sanções contra a Rússia perante a situação da Ucrânia, sem especificar o tipo de punição.

— As sanções sem dúvida serão aumentadas e a Comissão Europeia tem que estimar seu nível", afirmou Hollande em Paris ao término de um encontro informal com oito líderes social-democratas europeus prévio à cúpula de chefes de Estado e governo da UE (União Europeia) desta tarde.

Berlim descarta entrada da Otan na Ucrânia neste momento

Avião ucraniano cai no sul da Argélia; sete tripulantes morrem

Publicidade

O presidente francês disse que a situação "se agravou" na fronteira entre Ucrânia e Rússia, acusou Moscou de armar os separatistas do leste do País e considerou "provável" a presença de soldados russos em território ucraniano.

— Há uma escalada que faz com que o número de mortos seja impressionante, 2,5 mil nas últimas semanas. A população civil está sendo particularmente afetada, com deslocados e refugiados, disse o presidente, que considerou a situação da Ucrânia "a crise mais grave desde o final da Guerra Fria".

Publicidade

Embora o que aconteça nesse País "afete todo o mundo", Hollande disse que "a Europa está particularmente concernida porque se trata de sua fronteira e porque a Ucrânia é um País associado da UE".

Por isso pediu ao Conselho, no qual participará o presidente ucraniano, Petro Poroshenko, "que atue sem tempo a perder" porque "o risco é que ocorra uma autêntica guerra".

Publicidade

Destroços de avião ucraniano que caiu no sul Argélia são localizados

Leia mais notícias de Internacional no R7 

Hollande disse que falou ontem (29) com seu colega russo, Vladimir Putin, a quem indicou sua "abertura ao diálogo" mas com "condições prévias", que passam, disse, "pelo respeito da integridade territorial da Ucrânia, o final da ajuda militar aos separatistas ucranianos e a promoção de um diálogo entre ucranianos".

A Rússia deve fazer "gestos que mostrem que deseja acabar com a situação atual na Ucrânia" e buscar "uma saída política à crise, a única possível", acrescentou. Perante o perigo de agravamento do conflito, o presidente francês indicou que "não há tempo a perder" porque "não se pode deixar que a situação ameace provocar uma autêntica guerra". 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.