Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Soldados da Ucrânia fazem exercício de guerra em Chernobyl

Exército do país se prepara para uma possível invasão russa, enquanto a tensão entre as duas nações continua crescendo

Internacional|

Militares se deslocaram para cidade-fantasma para realizar os exercícios
Militares se deslocaram para cidade-fantasma para realizar os exercícios Militares se deslocaram para cidade-fantasma para realizar os exercícios

Forças militares da Ucrânia efetuaram disparos contra prédios abandonados e lançaram granadas e morteiros na sexta-feira (4) durante exercícios de combate urbano na cidade de Pripyat, que está deserta desde o desastre nuclear de Chernobyl, em 1986, que causou a retirada de milhares de pessoas.

Forças especiais, policiais e a Guarda Nacional realizaram exercícios em ruas nevadas próximas a hotéis e edifícios soviéticos abandonados, alguns deles com os sinais de foice e martelo. Uma unidade especial de controle de radiação fez checagens antes e durante os exercícios.

A Ucrânia tem conduzido exercícios enquanto o país se prepara para uma possível ofensiva militar da Rússia, que acumulou mais de 100 mil soldados perto das fronteiras nas últimas semanas.

"Essa foi uma batalha com milícias irregulares em um ambiente urbano", disse um soldado, vestido de roupa de camuflagem branca, que não se identificou.

Publicidade

A Rússia, que tomou da Ucrânia a península da Crimeia, em 2014, e apoia separatistas no leste do país, nega o planejamento para um ataque, mas exige garantias de segurança, entre elas uma promessa de que a aliança militar Otan (Oranização do Tratado do Atlântico Norte) nunca vai admitir o ingresso da Ucrânia.

Em 26 de abril do ano passado, a Ucrânia marcou o 35º aniversário do desastre de Chernobyl, quando um reator nuclear em uma usina a 108 km ao norte da capital, Kiev, explodiu durante um teste de segurança malsucedido.

O resultado foi o pior acidente nuclear do mundo, que enviou nuvens de radiação para partes da Europa.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.