Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Taxa de aprovação de Maduro cai para 30%, mostra pesquisa

O líder da oposição, Leopoldo López, apresentou 45,6% de aprovação

Internacional|

Maduro ganhou a presidência em 2013, depois da morte de Chávez
Maduro ganhou a presidência em 2013, depois da morte de Chávez Maduro ganhou a presidência em 2013, depois da morte de Chávez

A taxa de aprovação do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, caiu para 30,2% em setembro, contra 35,4% em julho, de acordo com pesquisa do instituto Datanalis, em meio a uma crise econômica que afetou sua popularidade.

O país, membro da OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo), enfrenta a maior inflação anual do hemisfério ocidental, de 63,4%, desabastecimento crônico de bens de consumo e uma economia que, segundo líderes empresariais, entrou em recessão.

A pesquisa realizada entre 25 de setembro e 7 de outubro mostrou que 80,1% dos entrevistados têm uma percepção desfavorável do modelo econômico do país, baseado no petróleo e criado pelo falecido líder socialista Hugo Chávez.

Maduro ganhou a presidência no ano passado, após a morte de Chávez por conta de um câncer, por uma margem estreita e sua popularidade vem caindo desde então.

Publicidade

Venezuela prende 64 por protestos contra Maduro, diz grupo de direitos humanos

EUA criticam entrada da Venezuela no Conselho de Segurança da ONU

Publicidade

A situação geral do país é vista negativamente por 81,6% da população, de acordo com a pesquisa.

O apoio a Henrique Capriles, candidato à Presidência pela oposição por duas vezes e governador do Estado de Miranda, o segundo mais populoso do país, é de 42,1%.

Publicidade

Esse número fica um pouco abaixo do apoio ao líder oposicionista preso Leopoldo López, que é de 45,6%. Ele está sendo julgado por ter liderado manifestações neste ano que duraram três meses e frequentemente tornaram-se violentas em busca da renúncia de Maduro.

A pesquisa se baseou em entrevistas realizadas em 1.300 casas e a margem de erro é de 2,7 pontos percentuais.

O que acontece no mundo passa por aqui

Seja bombardead@ de boas notícias. R7 Torpedos

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.