Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Terremoto de magnitude 7.1 atinge costa de Fukushima, no Japão

até o momento, o tremor não causou vítimas nem tornou necessário o alerta de tsunami no Pacífico Sul

Internacional|Da EFE

Tremor danificou alguns prédios na cidade de Fukushima
Tremor danificou alguns prédios na cidade de Fukushima Tremor danificou alguns prédios na cidade de Fukushima

Um terremoto de magnitude 7.1 na escala Ritcher sacudiu a costa de Fukushima, no leste do Japão, na noite deste sábado (13) e foi fortemente sentido na capital Tóquio, sem que as autoridades japonesas tenham ativado, por enquanto, alerta de tsunami.

Leia também: Terremoto de 7.7 graus ativa alerta de tsunami no Pacífico Sul

O terremoto ocorreu às 23h08 (horário local, 11h08 de Brasília), com epicentro a cerca de 60 quilômetros de profundidade na costa da província de Fukushima, de acordo com a Agência Meteorológica do Japão (AMJ).

Tanto em Fukushima, como na vizinha Miyagi, na costa nordeste do Japão, o terremoto atingiu o nível seis na escala japonesa, com um máximo de sete e mais concentrado nas áreas afetadas do que na intensidade do tremor.

Publicidade

Outras províncias da costa leste e centro do Japão também foram fortemente abaladas pelo terremoto, incluindo a capital, onde atingiu o nível 4 na escala japonesa.

A AMJ disse que o terremoto pode causar uma ligeira elevação no nível do mar, embora o alerta de tsunami não tenha sido ativado.

Publicidade

Equipe de emergência

O governo japonês formou "uma equipe de emergência" para recolher informações e coordenar com as autoridades locais "dando prioridade de salvar possíveis vítimas", disse o porta-voz do governo, Katsunobu Kato.

"Estamos revisando a situação para ver se houve algum dano pessoal ou material", acrescentou Kato.

Publicidade

A empresa de energia Tokyo Electric Power (TEPCO) disse não ter registro de nenhuma "anormalidade significativa" nos níveis de radiação nas usinas Fukushima Daiichi e Daini, que estão inativas e em processo de desmontagem devido ao terremoto e tsunami de março de 2011.

Também não foi detectado nenhum dano em outras usinas nucleares localizadas em outras áreas afetadas, de acordo com a emissora estatal "NHK".

Cerca de 950 mil casas ficaram sem energia elétrica em decorrência do terremoto em várias áreas do país, segundo dados das operadoras.

Além disso, várias linhas de trem de alta velocidade (shinkansen) que operam no nordeste do Japão suspenderam suas operações devido a apagões.

Em Fukushima e Miyagi, foram registrados vários incêndios, um deles em uma fábrica, além de uma avalanche de terra em uma rodovia que pode ter soterrado automóveis, segundo a mídia japonesa, que também registra um saldo temporário de uma dúzia de feridos em incidentes relacionados ao terremoto.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.