Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Tornados e tempestades matam ao menos 18 pessoas e deixam dezenas de feridos nos EUA

Estados do Sul e do Meio-Oeste americano sofreram com tornados e tempestades catastróficos; ao menos 78 mil estão sem energia

Internacional|Do R7, com agências internacionais

Tornados são eventos difíceis de prever e podem causar danos extremos
Tornados são eventos difíceis de prever e podem causar danos extremos Tornados são eventos difíceis de prever e podem causar danos extremos

Ao menos 18 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas após a passagem de tornados e tempestades no Sul e no Meio-Oeste dos Estados Unidos nesta sexta-feira (31).

Em Belvidere, no Illinois, uma tempestade derrubou o teto do Apollo Theatre, matando uma pessoa e deixando ao menos 28 feridas no acidente. A banda brasileira de death metal Crypta, que tinha acabado de fazer uma apresentação no local, escapou ilesa.

No Arkansas, um tornado "catastrófico" produziu "danos significativos", segundo a governadora Sarah Huckabee Sanders, que declarou estado de emergência e mobilizou a Guarda Nacional.

Sanders informou que duas pessoas morreram na cidade de Wynne, no leste do Arkansas, e um funcionário do condado de Pulaski, perto da capital Little Rock, confirmou uma morte lá. O prefeito de Little Rock, Frank Scott Jr., disse que "cerca de 30 pessoas foram transportadas para nossos hospitais locais".

Publicidade

Mais de 78 mil pessoas ficaram sem energia elétrica

Mais de 78 mil pessoas ficaram sem energia no Arkansas, de acordo com o site Poweroutage.us.

Lara Farrar, jornalista de uma publicação de negócios local, disse à AFP por telefone que estava "totalmente chocada" com a destruição perto de sua casa em Little Rock, uma cidade de 200 mil habitantes.

Publicidade

"Alguns dos edifícios tiveram seus telhados completamente destruídos", disse ele, compartilhando imagens de casas destruídas, com paredes parcialmente derrubadas e árvores derrubadas.

O Serviço Nacional de Meteorologia (NWS, na sigla em inglês) emitiu um alerta de tornado para os estados próximos de Tennessee, Illinois e Iowa.

Publicidade

À noite, o desastre atingiu Belvidere, Illinois, quando uma forte tempestade fez com que o telhado e parte da fachada do Apollo Theatre desabassem, em meio a um show de uma banda de heavy metal.

"Foi relatado que mais de 20 ambulâncias foram solicitadas no local", informou a Fox 32.

O chefe dos bombeiros de Belvidere, Shawn Schadle, relatou uma pessoa morta e 28 feridas no desastre, cinco com ferimentos graves.

"Meu governo está monitorando de perto o colapso do telhado no Teatro Apollo de Belvidere esta noite", escreveu o governador de Illinois, JB Pritzker, no Twitter.

Tornado é fenômeno meteorológico difícil de prever

Tornados, um fenômeno meteorológico tão impressionante quanto difícil de prever, são comuns nos Estados Unidos, especialmente no centro e no sul do país.

Há uma semana, um tornado atingiu o Mississippi, matando 25 pessoas e causando grandes danos materiais. O presidente Joe Biden visitou o local na sexta-feira.

Em dezembro de 2021, cerca de 80 pessoas foram mortas por tornados em Kentucky.

Ventos de 400 km/h e mais de 540 tornados no mês: conheça os lugares mais extremos do mundo

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.